O Guiense venceu o dérbi concelhio frente ao SC Pombal (1-2) , num triunfo que assenta bem à turma de José Godinho, perante o emblema da casa que arriscou tudo à procura do empate na parte final, mas sem sucesso. O sucesso do Guiense começou na baliza com Sérgio a ser fundamental em alguns momentos. O acerto defensivo e o facto de a equipa nunca se ter desorganizado foram fundamentais para a conquista dos três pontos.
O Guiense entrou melhor na partida e, logo nos primeiros minutos, Tiago Marques cabeceou ao lado. Aos 13 minutos, os visitantes chegam ao golo por Sousa quando o avançado ultrapassou o seu adversário e rematou para o fundo das redes.
Pouco depois, nova situação de perigo para o Guiense, mas Leonel desviou o cruzamento ‘venenoso’ de Sousa quando aparecia pronto a finalizar ao segundo poste Tiago Marques.
A primeira situação de perigo dos locais surgiu a meio da primeira parte, quando João Pinto tentou assistir dentro da área um colega em boa posição para finalizar, mas Sérgio adivinhou as intenções.
Antes do intervalo, os comandados de Ricardo Pateiro estiveram perto do golo em duas situações, mas Guilherme e João Pinto não conseguiram finalizar. No caso de Guilherme, registo para uma excelente intervenção de Sérgio.
Na segunda parte a primeira oportunidade voltou a pertencer ao Guiense, com Camará a não conseguir encostar para o golo, após um belo cruzamento de Sousa, do lado esquerdo.
Sousa voltou a colocar Lionel em sentido pouco depois, deixando o Guiense esteve perto de dilatar a vantagem, mas não foi feliz na finalização.
Reagiu o SC Pombal por intermédio de Dudu e Alexi, mas Sérgio mostrou-se em ambas as situações bastante atento.
Pouco depois, Sousa ‘fabricou’ o segundo golo dos visitantes, num remate que ainda bateu no poste, mas a bola anichou-se mesmo no fundo das redes.
Os locais tiveram uma oportunidade para reduzir, mas Guilherme não conseguiu finalizar a preceito. Aos 81 minutos, os comandados de Ricardo Pateiro chegam mesmo ao golo, por intermédio de Dudu que aproveitou a recarga a um remate de Guilherme.
Até ao final, os locais procuraram chegar à igualdade. Guilherme e Yuri estiveram perto de marcar, mas o marcador não se alterou.
Arbitragem irregular de Diogo Amado. Bem no capítulo técnico, mas no capítulo disciplinar deixou bastante a desejar. Foi muito condescendente com alguns jogadores e perdoou a expulsão a Fidalgo.|
SC Pombal 1
Lionel; Vasco (Dani, 10′), Miguel Cá, Fidalgo (Pedro Marques, 57′) e Paulo Martins; Rafael Abreu, Tião (Alexi, 70′) e João Pinto; Guilherme, Leandro (Yuri, 69′), Airton (Dudu, int.). Não jogaram: Luís Rodrigues e Duary.
Treinador: Ricardo Pateiro.
GD Guiense 2
Sérgio; Tiago Marques, Cédric, Vítor Rodrigues e Samuel; Luiz Maia, Diogo Grilo e Rui Castela; Camará (Graça, 90’+2′), Jonas (Samu, 84′) e Sousa. Não jogaram: Zézito, Vítor, Pedro Órfão, Gonçalo e André Duarte.
Treinador: José Godinho.
Estádio Municipal de Pombal
Árbitro: Diogo Amado. Assistentes: Flávio Monteiro e Hélio Batista.
Ao intervalo: 0-1.
Golo: 0-1 Sousa (13′); 0-2 Sousa (73); 1-2 Dudu (81′).
Disciplina: Amarelo a Airton (27′), Jonas (37′), Miguel Cá (37′), Fidalgo (54′), Vítor Rodrigues (59′), Manuel Sousa (73′), Paulo Martins (79′), Dani (90+5′) e Lionel (90+5′).
Texto: Cid Ramos – Diário de Leiria
Foto: André Malheiro