O Vieirense destronou o até então líder do campeonato com uma vitória pela margem mínima numa partida muito equilibrada em que o Mirense ainda desperdiçou um penálti.
A partida começou sob o signo do equilíbrio, com muita luta de parte a parte, mas sem grandes chances de golo no primeiro quarto de hora. Até que William inaugurou o marcador a culminar uma bonita triangulação do ataque vieirense com o jovem avançado, em jeito, a desviar a bola de Taborda.
O Mirense reagiu bem e, na resposta, Quim Zé, com bom remate, fez brilhar Ruben que defendeu com mestria. Pouco depois, o Mirense dispôs de uma oportunidade flagrante para empatar, mas da marca de castigo máximo Romer acertou no poste.
O jogo estava intenso e bem disputado e até ao intervalo o marcador poderia ter mexido de novo para qualquer um dos lados. O Mirense, através de Jovhany, criou perigo quando este fugiu à defensiva local, mas Ruben esteve perfeito a fazer a mancha. Do outro lado, Miguel, num livre lateral, disparou um centro/remate que quase traía Taborda, valendo o central Pedro a salvar na linha de golo.
A primeira oportunidade da segunda metade pertenceu ao Mirense quando Quim Zé, de livre directo, atirou muito perto do poste. Na resposta, William também esteve a centímetros de bisar quando desviou de cabeça um canto de André Cruz mas a bola saiu ao lado.
O jogo entrou depois numa toada mais dura com muita luta ao meio campo e sem grandes oportunidades de ambas as partes. Pelo meio destaque negativo para Romer que recebeu ordem de expulsão por agressão a Luís Carlos.
Apesar da inferioridade numérica foi a equipa da Serra d’Aire a pressionar mais o anfitrião, contudo sem grandes calafrios para a baliza vidreira. De contra-ataque foi o Vieirense a estar mais perto de dilatar: primeiro Baixinho fez tudo bem e na hora de entregar a bola, Pedro conseguiu o corte, e depois foi Mascoel, de cabeça, a falhar o que parecia ser fácil.
Arbitragem positiva de Diogo Amado. Não isenta de pequenos erros, mas assertiva nos lances decisivos.|

ID Vieirense 1
Ruben, Daniel, Freitas (Mário, 52’), Mascoel, Luís Carlos, Zé Ricardo, André Cruz (c), William (Bernardo, 90’), Miguel (Carlos, int.), Marcelo e Camará (Baixinho70’). Não jogaram: Artur e Gonçalo.
Treinador: Luciano Silva.

UR Mirense o
Taborda, Kevin (Matias, 85’)Pedro, Diogo, Crespo (Tiago, 85’), Caciano (c), Quim Zé, Rafa (Sandro, 73’), Romer, Figo (Lucas, 82’) e Jovhany.
Não jogaram: Mário, Wilson e Formiga.
Treinador: Manuel Balela.

Estádio Albano Tomé Feteira, Vieira de Leiria
Árbitro: Diogo Amado. Assistentes: Flávio Monteiro e Hélio Baptista.
Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 William (20’).
Disciplina: Amarelo a Miguel (12’), Mascoel (30’), Crespo (36’), Carlos (46’), Mário (56’), Luís Carlos (60’), Camará 63’), Caciano (65’), André Cruz (77’), Diogo (82’), Baixinho(87’). Vermelho directo a Romer (60’).

Texto e foto: Carlos Pinheiro – Diáiro de Leiria