Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luís Filipe Coito

A Academia Desportiva do Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI), em Leiria, vai construir um campo sintético de futebol de 11 com as medidas oficiais para receber jogos de âmbito nacional, no actual campo pelado do Soutocico, na freguesia do Arrabal, concelho de Leiria.
“É um projecto que tem como objectivo consolidar a Academia CCMI como clube de referência na formação de jovens atletas, através da melhoria das suas condições de treino, já que uma das nossas metas é ter equipas a competir em escalões de âmbito nacional a curto/médio prazo”, explicou o presidente da Academia CCMI, Renato Cruz.
Segundo o responsável, as obras para a instalação do piso sintéctico no campo do Soutocico poderão arrancar a qualquer momento, num investimento que pode chegar aos 200 mil euros, já que compreende igualmente a requalificação dos balneários existentes, nomeadamente através da “instalação de uma caldeira eficiente”, e “um novo sistema de iluminação”.
“O projecto foi alvo de uma candidatura ao PRO Leiria [regulamento de apoio ao associativismo do município de Leiria] em que o máximo de comparticipação para este tipo de projectos pode chegar aos 110 mil euros”, explicou o responsável, esclarecendo ainda que todas as equipas de futebol de formação irão continuar a treinar nas instalações da Academia, na Cruz da Areia, em Leiria, sendo que as equipas de futebol de 11 vão dividir-se entre Leiria e Soutocico.
Renato Cruz diz que o objectivo é que as obras estejam concluídas “até ao início da próxima época” desportiva, ou seja, em Setembro.
Este projecto só foi possível com a aprovação dos sócios do Clube Recreativo e Desportivo (CRD) de Soutocico em assembleia-geral, o que levou posteriormente à assinatura de um protocolo, no final do mês de Janeiro deste ano, entre esta associação e a Academia CCMI, num documento onde ficou firmado que o emblema de Soutocico cede aquele espaço (campo de futebol e balneários) durante os próximos 25 anos. Além disso, a Academia CCMI fica obrigada a realizar as obras num prazo de dois anos.
“As conversações já decorriam desde Junho de 2020 e penso ser um acordo proveitoso para ambas as partes”, destacou a presidente do CRD Soutocico, Sílvia Brites.
A responsável diz ainda que o campo de futebol, actualmente pelado, não estava a ter utilização, já que a nível desportivo o clube tem ‘apenas’ a secção de basquetebol e pool português. “O espaço será todo ele requalificado sem encargos financeiros para nós”, rematou.

Testes à covid começam hoje

O regresso à prática desportiva na Academia CCMI vai acontecer na próxima segunda-feira e para o efeito a associação vai realizar os obrigatórios testes à covid-19 aos seus atletas que arrancam hoje e vão prolongar-se até domingo.
“Até ao momento temos cerca de 250 atletas com marcações para realizar os testes, o que é um número muito bom para podermos arrancar a actividade desportiva em força”, frisou Renato Cruz.
A associação Academia Desportiva CCMI – Leiria foi criada em Setembro de 2015, por iniciativa de um conjunto de pais de estudantes em colaboração com a direcção do CCMI e com os anteriores elementos da Academia de Futebol do CCMI.
Actualmente, a Academia tem cerca de 300 atletas, havendo uma aposta forte no futebol feminino, tendo sido criada a primeira equipa na cidade de Leiria inteiramente formada por jogadoras.|