Não é o clube mais antigo do concelho de Porto de Mós, mas o Grupo Desportivo das Pedreiras (GDP) é seguramente dos mais antigos do concelho, tendo sido criado em 7 de março de 1971.

Houve uma tentativa em 1966 para a constituição de um grupo desportivo nas Pedreiras, encabeçada pelo saudoso Vítor Beato Pires, projeto que não avançou por este ter sido mobilizado para a guerra colonial. Mais tarde, Joaquim Luís Vieira Júnior deu início ao projeto de constituição do Grupo Desportivo das Pedreiras (GDP), cuja primeira reunião teve lugar no velho Salão Paroquial das Pedreiras. Foi ali que se decidiu pela concretização do agrupamento desportivo, tendo sido nomeada a Comissão Instaladora, presidida por José Vazão Saloio.

Os estatutos do GDP foram aprovados pela Direção-Geral de Educação Física e Desportos e pelo Governo Civil do Distrito de Leiria em 7 de dezembro de 1973. A partir de 1975/1976, participou nos campeonatos distritais de futebol do INATEL, tendo-se classificado nesta primeira época em terceiro lugar e na época seguinte conseguiu o segundo lugar, conquistou a taça de disciplina e ficou apurado para o campeonato nacional, sendo entretanto eliminado.

No ano de 1979 inscreveu-se na Associação de Futebol de Leiria e, a partir daqui, iniciou a competição nos campeonatos distritais, participação que durou até ao ano de 2004. Durante todos estes anos, o GDP, com equipa de seniores, foi campeão de série por duas vezes e conquistou uma taça de disciplina. Ainda na modalidade de futebol, o clube pedreirense participou em campeonatos distritais com equipas dos escalões de formação, tendo sido campeão distrital uma vez e campeão de série por mais que uma vez.

Armindo Vieira – O Portomosense
Artigo completo, aqui !!!