Após mais de quatro meses de interregno, o Campeonato Lizsport regressou com a 7.ª jornada e Campo das Cabecinhas viu o Portomosense vencer o Guiense por 0-1 numa partida com pouca emoção.
O primeiro quarto de hora até fazia prever um jogo bem disputado e com oportunidades nas duas balizas. Numa delas, Manuel Sousa roubou a bola a um contrário e serviu Samu já dentro da área, que disparou forte, valeu um corte no último momento de Raul Avinte a impedir o golo dos homens da casa.
Pouco depois, uma boa combinação no corredor esquerdo deu a possibilidade a Edgar Alves de servir Pedro Domingues com um óptimo cruzamento, mas a atenção e uma palmada para canto de Sérgio Fonseca, evitou o primeiro golo para os visitantes.
Até ao intervalo, viu-se uma grande ‘batalha’ a meio-campo e muitas perdas de bola de ambas as partes, sobretudo no último passe. Deste modo, o jogo foi para intervalo com um justo empate a zero.
No segundo tempo, entrou melhor a equipa comandada por José Godinho. Assim, Manuel Sousa esteve perto do golo por duas vezes, primeiro em jogada individual, sobre a esquerda, tirou o cruzamento mas ninguém conseguiu desviar, ainda assim, fez a bola passar muito perto do poste. Logo a seguir, na cobrança de um livre directo, fez a bola passar a centímetros do ferro.
A partir daí o Portomosense começou a pegar no jogo e a criar algumas situações de desconforto para a defesa contrária, ainda que sem conseguir efectuar um remate direccionado com a baliza de Sérgio Fonseca.
Sensivelmente a meio da etapa complementar, Pedro Emanuel foi derrubado na área quando se preparava para atirar a contar, após uma jogada individual, no entanto o árbitro Ivo Madureira nada assinalou.
Pouco depois e nova situação na área da equipa da casa. Desta vez, Silas derrubou Caio Prado e foi mesmo assinalado pontapé de penálti, convertido no único golo da partida por Pedro Emanuel.
Até ao final o resultado não sofreu alterações. Ainda assim, o Guiense tentou de várias formas chegar à baliza de Mocheco, mas era o conjunto de Porto de Mós que saía em transição e causava calafrios na baliza contrária.
O trio de arbitragem chefiado por Ivo Madureira teve uma actuação regular, tendo pecado no penálti não assinalado.|

GD Guiense 0
Sérgio Fonseca (c); Silas, Pedro Orfão, Cedric; Vincent, Luiz Maia (Filipe Moreira, 87’), Diogo Grilo, Samu (Camará, 74’); Jonas (Samuel Duarte, 72’), Manuel Sousa, André Duarte.
Não jogaram: Zé Oliveira, Nicola, Vítor Rodrigues.
Treinador: José Godinho.

AD Portomosense 1
Mocheco; Lagoa, David Prata, Raul Avinte, Edgar Alves (Vieirinha, 57’); Caio Prado, Jonathan (Leandro, 57’), Rica (c); Dany Marques (Filipe Almeida, 90’), Pedro Domingues (Peterson, 85’), Pedro Emanuel (Zé Correia, 90’).
Não jogaram: Diogo Soares.
Treinador: Pedro Solá.

Campo das Cabecinhas, Guia
Árbitro: Ivo Madureira. Assistentes: José Agostinho e Marco Duarte.
Ao intervalo: 0-0.
Golo: 0-1 Pedro Emanuel (74’, p.).
Disciplina: Amarelo a David Prata (51’), Pedro Emanuel (68’), Caio Prado (83’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria