Texto: Paulo Rodrigues – Diário de Leiria
Foto: DR

A três jornadas do final do campeonato defrontaram-se dois candidatos à subida de divisão, com o GD Santo Amaro a vencer e a dar um importante passo rumo ao objectivo já que ascendeu ao primeiro lugar da classificação. Num jogo em que o empate parecia ser o resultado final, o técnico Paulo Santos fez saltar Nelo do banco de suplentes numa estratégia que resultou em pleno já que pertenceu ao avançado o único golo da partida já ao cair do pano.
O GD Santo Amaro entrou melhor e, logo aos dois minutos, na sequência de um livre marcado na esquerda, o capitão Diogo Domingues fez a bola bater violentamente no poste da baliza do SC Pombal ‘B’. Estava dado o mote para uma partida que se pautou por um futebol intenso e extremamente ofensivo.
Na fase inicial da partida, o Santo Amaro, com um futebol mais apoiado e consistente, tomou conta do meio-campo e foi a equipa mais esclarecida. Por seu lado, os verde e brancos apostavam em saídas rápidas para o contra-ataque e utilizavam essencialmente as alas para importunar o seu opositor.
Com o desenrolar do jogo, o SC Pombal ‘B’ acertou as marcações, equilibrou o desafio e levou o perigo à baliza adversária. Primeiro através de Guilherme Henriques que recebeu a bola dentro da área, rematou forte e proporcionou a Diogo Martins a defesa da tarde. Depois, através de uma jogada típica de contra-ataque, em que José Lebre rematou mais em jeito que em força, mas não conseguiu melhor que fazer a bola rasar o poste.
Na segunda parte aumentou a agressividade e acentuou-se a busca da vitória por parte das duas equipas. Bruno Ramos refrescou a capacidade ofensiva dos ‘leões’ e passou a praticar-se um futebol mais rápido. Neste período, destacamos as iniciativas do inconformado Bernardo Ramos e de Guilherme Simões que, vindo do banco, entrou bem no jogo.
Quando já poucos o previam, a quatro minutos do final, o veterano Nelo, acabado de entrar, chegou ao golo quando Carlos Tavares – que entrou ao intervalo – centrou rasteiro para o avançado encostar ao segundo poste e resolver a partida.
O trio de arbitragem efectuou um bom trabalho, sem influência no resultado. |

GD Santo Amaro 1
Diogo Martins, Elvis, Diogo Domingues (c), Mini, Mateus Santos, Leonardo Arroteia (Hugo Alerxandre 70’), Luis Dinis (Manso 90’+5’), Jorge Pedrosa, Celso Fernandes (Hugo Neto 70’), Bruno Nathis (Carlos Tavares 45’), Bernardo Ramos (Nelo 84’). Não jogaram: Saul, PS.
Treinador: Paulo Santos.

SC Pombal ‘B’ 0
Alexandre Oliveira, João Paixão, José Lebre, Guilherme Lopes, Vasco Lopes, André Matias Simão Bastos 80’), Tomás Santos (Guilherme Simões 68’), Guilherme Henriques (Simão Silva 68’), Rodrigo Dias (Serginho 77’), Tomás Mendes e Daniel Savchuk (c).
Não jogaram: Rodrigo Lima, Miguel Dias, Simão Silva, Rodrigo Rodrigues.
Treinador: Bruno Ramos.

Campo Estrelas do Liz, Ortigosa
Árbitro: Eduardo Brites. Assistentes: Bruno Colado e Inês Lucas.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Nelo (86′).
Disciplina: Amarelo a Leonardo (57’), João Lebre (59’), Carlos (61’), Bernardo (83’).