Campeonato distrital 1a divisão Leiria Zona Sul – 11ª jornada
Estádio da Portela em Santa Catarina da Serra.
União da Serra 3 X Nazarenos 0
Árbitro: Paulo Ferrás.
Auxiliares: José Mira e Inês Lucas.
Ao Intervalo: 1-0

UD Serra 3: Rafa; Pedro Gordo (cap.), Micka, Célio e Tiago; Danny, Dércio e Miguel Neves; Joaquim Valinho, Leitão e Miguel Pereira.
Jogaram ainda: André ao intervalo. Saiu Célio. Sandro aos 60. Saiu Danny. Tomé aos 82. Saiu Leitão. Félix e Miguel Marques aos 88. Saíram Dércio e Pedro Gordo. Marcaram: Miguel Pereira, 9 minutos e 75 e Leitão aos 58.
Treinador: Carlos Gonçalves (Cajó).

GD “Os Nazarenos” 0: Elias; Jeferson, Rodrigo, Afonso e Samuel, José Évora, André Amaro, Hércules, Lúcio, Daniel Soares e Miguel.
Jogaram ainda: Wagner, aos 41. Saiu André Amaro. Francisco Nhaga e Filipe Silva, aos 54. Saíram Afonso e Hércules. Gustavo e Edgar, aos 62. Saíram Lúcio e Miguel.
Treinador: Francisco Mota.

Com tudo praticamente definido quanto à classificação das duas equipas e sob um sol tórrido, mas com pouco vento, foi forte a entrada das duas equipas, com a UDS a ser mais eficaz. Penalidade indiscutível sobre o jovem Leitão e Miguel Pereira a transformar com categoria, fazendo o 1 a 0. Na resposta, André Amaro, a cobrar um livre directo em posição frontal à entrada da área unionista, com a bola a sair ligeiramente ao lado. Aos 26 minutos grande oportunidade para a UDS fazer o 2 a 0, com os jovens Tiago e Leitão a desperdiçar um golo cantado. Aos 34 minutos mais uma boa oportunidade para Leitão, obrigando o guardião contrário a ceder canto. Embora tentando sempre, raramente a equipa de Francisco Mota conseguiu ligar os seus lances de ataque. Início dos segundos 45 minutos na mesma toada da primeira parte. Nazarenos mais perigosos nos lances de bola parada. Aos 58 minutos a melhor jogada de todo o jogo. Contra ataque como dizem os compêndios do futebol. 3, 4 toques, Miguel Pereira a cruzar (meio golo) com o jovem Leitão a finalizar à ponta de lança. Aos 65 minutos incrível erro da equipa de arbitragem. Miguel Pereira antecipa se ao guarda-redes contrário sendo literalmente derrubado, não sendo assinalada a respectiva grande penalidade. A 15 minutos do final, Miguel Pereira dá a machadada final no jogo e no resultado bisando na partida com um golo de grande execução técnica. Os Nazarenos apenas aos 85 minutos importunaram a defesa unionista. Foram já em período de compensação as melhores oportunidades para os avançados do Nazareno com Rafa a defender a primeira e a segunda com a bola a sair a rasar a barra.
Para finalizar, dizer que uma vez mais, (várias épocas consecutivas) a União da Serra, desperdiça de forma inglória a desejada subida de divisão, pois em termos de futebol, nada ficou a dever, antes pelo contrário ao próprio Nazarenos, nem à jovem equipa da U. de Leiria, os dois primeiros classificados. Arbitragem irregular, marcada pelo lance da grande penalidade não sancionada aos 65 minutos.

Virgílio Gordo