A Associação Desportiva Portomosense viu-se obrigada a adiar os seus últimos dois jogos a contar para a Divisão de Honra distrital por terem sido detectados oito casos de infecção pela covid-19 no seio do seu plantel sénior.

A formação de Porto de Mós detectou um caso de infecção à covid-19 na semana que antecedia o duelo frente à Moita do Boi, marcado para o dia 14 de Novembro, e logo aí todo o plantel ficou em isolamento por iniciativa do próprio clube, para além do jogo ter sido adiado.

Na semana seguinte, o clube fez uma nova testagem completa a todo o seu plantel e foram detectados mais sete casos de infecção à covid-19, pelo que as autoridades de saúde de Leiria decretaram o isolamento a todo o plantel e equipa técnica, assim como o adiamento do jogo do passado domingo, frente ao Bombarralense, marcado agora para o dia 8 de Dezembro.

Assim, o Portomosense só regressou esta terça-feira à noite aos trabalhos, quase duas semanas depois da última vez, para preparar um ciclo ‘infernal’ de cinco jogos até à paragem do campeonato para o período das festas: Alegre e Unido, em casa, a 28 de Novembro; Alvaiázere, fora, a 5 de Dezembro; Bombarralense, em casa, a 8 de Dezembro; Moita do Boi, fora, a 15 de Dezembro; e UD Serra, em casa, a 19 de Dezembro.

“Uma interrupção destas é sempre nefasta. Perde-se ritmo competitivo, deixamos de poder trabalhar certos conceitos tácticos, perde-se o foco, entre outros aspectos, apesar de termos dado algum ‘trabalho de casa’ aos jogadores. Contudo, o mais importante é que os atletas estão bem de saúde e podermos regressar ao trabalho esta semana é um sinal de que conseguimos ultrapassar esta fase”, referiu o treinador do Portomosense, Pedro Solá, desdramatizando a situação: “Infelizmente, acredito que todos os clubes vão passar pelo mesmo, pelo que temos de encarar isto com a maior naturalidade possível”.

Em relação às consequências para a sua equipa, principalmente tendo em conta que o Portomosense preparava o ‘assalto’ ao topo da classificação, Pedro Solá confessa que o “Portomosense estava a atravessar um bom momento” antes da paragem, fruto das quatro vitórias consecutivas no campeonato, mas acredita que os seus jogadores “vão conseguir dar continuidade ao trabalho que estava a ser feito” e “continuar a vencer” já a partir da próxima jornada.

Texto: José Roque – O Portomosense
Foto: Pedro Sousa