O Sporting de Pombal venceu as Meirinhas, por 3-0, em dérbi concelhio, num jogo em que a vitória dos locais não oferece qualquer contestação dado que foram superiores durante quase todo o encontro. Destaque para a exibição de Paulo Cerva, na baliza das Meirinhas, que foi adiando o que se tornou inevitável. O jovem guarda-redes foi uma das figuras do encontro, mas não foi a única já que Toti, que bisou na partida, também brilhou. Com 17 anos, o avançado foi decisivo para a vitória do conjunto pombalense.
Os leões do Arunca entraram muito bem no encontro e, por quatro vezes, estiveram perto do golo, mas Paulo Cerva evitou que Guilherme festejasse. Já perto do intervalo, Alan esteve perto de dar vantagem aos visitantes, mas Lionel rubricou uma bela intervenção.
No segundo tempo a toada de jogo manteve-se, com os locais a controlarem as incidências do jogo. Assim, Airton, nos primeiros minutos, obrigou, uma vez mais, Paulo Cerva a brilhar. Minutos depois, foi a vez de Paulo Martins e Tiago Ferreira criarem perigo junto à baliza dos visitantes, mas o golo teimava em não aparecer, diante de um adversário que procurava levar pontos do Municipal de Pombal.
Na transformação de um livre, os locais voltaram a estar perto de inaugurar o marcador, mas uma fantástica intervenção do guardião meirinhense, evitou o golo.
A 20 minutos do fim, os visitantes ficaram reduzidos a dez unidades por expulsão de Alex Barbosa e a situação complicou-se ainda mais. Ricardo Pateiro lançou para o jogo Tião e Toti e as alterações surtiram efeito.
Ao minuto 78, surgiu o primeiro golo do conjunto pombalense, por Toti. A bola bateu num defensor meirinhense e traiu o guarda-redes, colocando ponto final na resistência dos visitantes, que deram tudo ao longo dos 90 minutos.
Na parte final do encontro, os comandados de Pateiro marcaram mais dois golos, da autoria de Vasco e Toti, fixando uma vitória justa do SC Pombal, perante um Meirinhas que lutou muito, mas a expulsão condicionou, e muito, as possibilidades de sair de Pombal com pontos.
Arbitragem positiva de Bruno Lourenço. Contudo, a nível disciplinar não demonstrou muita coerência, com maior prejuízo para os visitantes.|

SC Pombal 1
Lionel; Tiago Ferreira (Tomás Rosa, 82′), Dani, Fidalgo e Paulo Martins; Duary (Tião, 69′), Dudu e Vasco; Airton (Paganini, 88′), Guilherme e Alexi (Toti, 69′).
Não jogaram: Duarte, Tomás Mendes e Iuri.
Treinador: Ricardo Pateiro.

AR Meirinhas 0
Paulo Cerva; Caio Sousa (Gabriel Nasa, 67′), Nuno Filipe, Leo e Mosquito; Leo Barbosa (Tomás Pataco, 87′), Pedro Lopes (Sami, 67′) e Normando; Alan (Dudu, int.), Alex Barbosa e Paulinho.
Não jogaram: André Bumba, Alex Couceiro e Bataglia.
Treinador: Márcio Martins.

Estádio Municipal de Pombal
Árbitro: Bruno Lourenço. Assistentes: José Agostinho e Duarte Gomes.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Toti (78′), 2-0 Vasco (89′), 3-0 Toti (90′).
Disciplina: Amarelo a Alex Barbosa (57′ e 70’) e Guilherme (80′). Vermelho por acumulação a Alex Barbosa (70′).

Texto: Cid Ramos – Diário de Leiria
Foto: Rita Perdigão