O Alqueidão da Serra garantiu uma vitória indiscutível diante do Vieirense (0-3), com Vasco Gonçalves a ser decisivo ao marcar os três golos serranos. Com maior inspiração, velocidade e objectividade a equipa de Filipe Faria esteve sempre mais perto do golo, perante um Vieirense que se mostrou órfão de algumas baixas.
O jogo começou num ritmo bastante intenso, e logo aos 10′, Vasco Gonçalves ganhou na esquerda em velocidade, cruzou rasteiro e Rudy obrigou Rúben Lopes a uma defesa bastante complicada.
Ficava o aviso, e pouco depois, numa jogada praticamente tirada a papel químico Mantorras cruzou na esquerda e Vasco Gonçalves, com um pequeno toque, desviou a bola de Rúben Lopes e inaugurou o marcador.
Em desvantagem, o Vieirense procurou reagir, e pouco depois, André Carvalho desviou de cabeça, mas a bola saiu ligeiramente ao lado da baliza de Rui Pedro.
O jogo seguia numa toada equilibrada, mas, ainda assim, o Alqueidão era mais objectivo no ataque, pelo que não foi de espantar, que aos 34′, e no seguimento de um lance de insistência de Vasco Gonçalves, este conseguisse ultrapassar Rúben Lopes e, à vontade, empurrou para o 0-2 com que se chegaria ao intervalo.
A etapa complementar começou com o Vieirense a procurar relançar a partida e mais ânimo ganhou quando Kiko foi expulso por acumulação de amarelos.
Mesmo em inferioridade numérica, a equipa de Filipe Faria não se intimidou, e pouco depois, foi Mantorras que teve um lance de génio, passou por vários adversários, valendo uma vez mais Rúben Lopes.
Pouco depois, novo lance de perigo, com Vasco Gonçalves a fazer valer-se da sua velocidade para ficar isolado, mas o lance acabou em canto, com muitos protestos dos visitantes.
Nesta fase era o Vieirense quem tinha mais bola, no entanto procurava sempre fazer tudo muito rápido, e de forma pouco pensada, o que facilitava o trabalho defensivo do adversário.
Por outro lado, ao expor-se mais, o Vieirense deixava muito espaço nas suas costas, e já com Rodrigo Nogueira em campo, aos 75′, o avançado fez tudo bem até servir de bandeja Vasco Gonçalves que completou o seu ‘hat-trick’.
Arbitragem regular de Jorge Carreira, ainda que não isenta de pequenos lapsos. No lance da expulsão, as leis dão-lhe razão, mas, ainda assim, pareceu-nos que com bom senso não aconteceria.|

ID Vieirense 0
Rúben Lopes, Yago Alves (Luís Gouveia, 60′), Bernardo Lopes, Francisco Felizar-do, Nélson Marques, Daniel Oliveira, Sérgio Letra (c) (Diogo Costa, 78′), Má-rio Lopes, Marcelo Carvalho, Gonçalo Coelho (Baixinho, 60′), André Carvalho.
Não jogaram: Bernardo Santos, Duarte, Teles.
Treinador: Luciano Silva.

CCR Alqueidão Serra 3
Rui Pedro, Fred Machado, Kiko, David, Luís Gonçalves, Tiago Claro, Hugo Meca (Tiago Cerejo, 87′), Mantorras (Rodrigo Nogueira, 70′), Eduardo Valente (c) (João Matos, 80′), Rudy, Vasco Gonçalves (Capão, 87′). Não jogaram: Ângelo Martins, Tomás, Kiko Carreira.
Treinador: Filipe Faria.

Estádio Tomé Albano Féteira, em Vieira de Leiria
Árbitro: Jorge Carreira. Assistentes: Fábio Gaio e Beatriz Vouga.
Ao intervalo: 0-2. Espectadores: 150.
Golos: 0-1 Vasco Gonçalves (12′), 0-2 Vasco Gonçalves (34′), 0-3 Vasco Gonçalves (75′)
Disciplina: Amarelo a Kiko (47′ e 53′), Mantorras (58′), Francisco Felizardo (73′), Sérgio Letra (77′), João Matos (90+3’). Vermelho por acumulação a Kiko (53′).

Texto: Pedro Almeida
Foto: Patrícia Rodrigues