Num jogo emotivo até ao final, o dérbi ansianense entre o Ansião e o Avelarense terminou com uma igualdade a duas bolas. O resultado acaba por ajustar-se embora a formação visitante tenha ‘mandado’ mais no jogo durante grande parte do encontro.
A primeira oportunidade pertenceu aos locais, com Marcos, descaído sobre a esquerda, a atirar cruzado ao lado. Reagiram os visitantes por Gonçalo Pimenta que obrigou Ioanis a defesa segura.
O primeiro golo surgiu ao minuto 20, com Vává a ser mais rápido que o defesa contrário e, já dentro da área, atirou para o fundo das redes, colocando o Ansião em vantagem. Depois, foi Sá Pinto a rematar por cima em bom lance de ataque delineado pelo ataque do CC Ansião.
Antes do intervalo, o Avelarense esteve perto do empate por Gonçalo Pimenta. O extremo ganhou na velocidade ao defesa contrário, mas Ioanis correspondeu com uma enorme intervenção.
O Avelarense entrou bem na segunda parte e, sem surpresa, chegou ao empate. Cruzamento de Gonçalo Pimenta e Zé Nuno a encostar para o golo.
Os visitantes poderiam ter passado para a condição de vencedor, mas o cabeceamento de Diogo Pinto saiu à figura do guarda-redes do Ansião. Na melhor jogada do encontro por parte do Ansião, os locais chegam ao 2-1: passe ‘teleguiado’ de Sandro, Rafa conseguiu ganhar espaço pela direita e cruzou para Jones voltar a colocar os comandados de João Pedro na liderança do encontro.
O Avelarense não desistiu e foi em busca da igualdade e acabou por consegui-la, num livre superiormente apontado por Sardinha. Um golo de levantar qualquer estádio. Nos últimos minutos ambos os conjuntos procuraram o golo da vitória, mas, sem sucesso.
Com este empate o Ansião fica mais longe da presença na fase final, ao contrário do Avelarense.
Arbitragem segura de Rafael Marques e respectivos auxiliares. Controlou do princípio ao fim o jogo.|

CC Ansião 2
Ioanis; Vítor, Comboio e Alex; Alex Silva (Jones, 65′), Banana (Martin, int.), Tiago (Daniel Rodrigues, 73′), Marcos (Rafa, 55′) e Sá Pinto; Sandro e Vává (Maycon, 65′).
Não jogaram: Tomás e Diggs.
Treinador: João Pedro.

AC Avelarense 2
Rui Pedro, Guigas, Tomás (Sardinha, 66′), João Caseiro e Hingá; Nuno Simões, Diogo Pimenta e Rafael Caetano (Pedro Ferreira, 75′), Chico, Gonçalo Pimenta e Zé Nuno (Fareleiro, 80′). Não jogaram: João António, Guilherme e Ferreira.
Treinador: Paulo Ferreira.

Estádio Municipal de Ansião
Árbitro: Rafael Marques. Assistentes: Joel Gaspar e Eduardo Fernandes.
Ao intervalo: 1-0. Espectadores: 150.
Golos: 1-0 Vává (20′),1-1 Zé Nuno (53′), 2-1 Jones (72′), 2-2 Sardinha (87′).

Texto: Cid Ramos – Diário de Leiria
Foto: Rita Perdigão