O SC Pombal conseguiu um importante triunfo – o terceiro consecutivo – na Bajouca num jogo em que os ‘leões’ entraram bem e abriram o activo com um golo de antologia. A turma da casa foi atrás do prejuízo e só baixou os braços quando sofreu o segundo golo, no último minuto de compensação.
Com elevado ascendente ofensivo durante toda a primeira parte, o SC Pombal praticou um futebol atractivo com o qual desenvolveu as melhores jogadas de ataque. Nesta fase, era o guardião João Paulo que segurava o empate com um punhado de defesas de grande nível.
Contudo, e na sequência de uma progressão pela direita até ao meio campo adversário, o Pombal chegou ao golo. Dudu recebeu a bola, deambulou para o meio e fez magia com o pé esquerdo, encetando um remate de 30 metros em arco, que se encaixou no ângulo da baliza e fora do alcance do guarda-redes.
Antes do intervalo, João Paulo ainda podia ter ampliado o marcador, mas, dentro da área, rematou fraco e à figura. Por seu lado, a equipa da casa continuava a não encontrar soluções para importunar a defesa pombalense até que Dudu, pouco antes do intervalo, viu o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão.
Com dez jogadores em campo e a segunda parte para jogar, Ricardo Pateiro fez três substituições de uma assentada ao intervalo e ajustou tacticamente a sua equipa.
Enquanto os forasteiros perdiam profundidade, muito por encolhimento das suas linhas no desdobramento para o ataque, a equipa de Bruno Ramusga passou a denotar uma maior capacidade na criação de espaços no último terço do terreno.
Desta forma, o GAU desenvolveu alguns lances de perigo. Primeiro foi Flávio Sousa que solicitou Kevin Alberto dentro da área, com Leonel Santos a fazer bem a mancha. Depois foi Nicolas Alberto que subiu à frente de ataque e respondeu de cabeça a um livre da direita, mas a bola saiu a rasar o poste.
Os minutos finais foram os mais intensos do encontro, com a equipa da Bajouca na busca do empate, mas foi o SC Pombal que ampliou o marcador através de um contra-ataque pela zona frontal. A bola foi metida na frente em Tomás Rosa que, dentro da área, aplicou um remate cruzado e rasteiro, com o qual fechou o resultado (0-2).
O trio de arbitragem efectuou um bom trabalho, sem influência no resultado.|

GAU Bajouca 0
João Paulo, Dilan Carreira, Gonçalo Oliveiras, Nicolas Alberto (c), Xavi Serra, Bernardo Silva, Luís Franco (Jani Mota, 80’), João Pedro (Mauro Oliveira, 39’), Flávio Sousa, Kevin Alberto e Filipe Duque (Graça, 15’). Não jogaram: Nica, Simão, Rodrigo Fernandes e Samuel.
Treinador: Bruno Ramusga.

SC Pombal 2
Leonel Santos, Daniel Alves, Paulo Martins (Guilherme Rodrigues, 45’), Miguel Cá, Vasco Cruz, Sebastião Silva, Dudu, Tiago Ferreira (Alexi Leal, 82’), Airton (Pedro Marques, 45’), João Silva (Tomás Rosa, 66’) e Tomás Santos (Guilherme Rodrigues, 45’). Não jogaram: Duarte Domingues e Tomás Mendes.
Treinador: Ricardo Pateiro.

Campo das Pedras, Bajouca
Árbitro: Emanuel Cardoso. Assistentes: João Cacoila e Sandro Guerra.
Ao intervalo: 0-1. Espectadores: 200.
Golos: 0-1 Dudu (17’), 0-2 Tomás Rosa (90+4’).
Disciplina: Amarelo a Paulo Martins (16’), Flávio Sousa (26’), Dudu (34’ e 44’), Bernardo Silva (69’), Jani Mota (81’) e Daniel Alves (90+2’). Vermelho por acumulação a Dudu (44’).

Texto e foto: Paulo Rodrigues – Diário de Leiria