Vem aí mais uma edição da Taça das Regiões, uma competição nacional da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em colaboração com as Associações Distritais e Regionais, cuja fase zonal realiza-se de 28 a 30 de Janeiro, mas pela primeira vez sem a presença da selecção distrital da Associação de Futebol de Leiria.
Segundo a Associação de Futebol (AF) de Leiria, a ausência da sua selecção prende-se por dois motivos essenciais: a falta de tempo para agilizar todos os procedimentos para participar na Taça das Regiões, e a relutância de alguns treinadores em ceder os seus jogadores à selecção distrital.
No que diz respeito à parte logística, o coordenador técnico da AF Leiria explicou que a FPF só informou as Associações da sua intenção em organizar a Taça das Regiões em Outubro. “Já tínhamos os calendários feitos quando a FPF anunciou as datas da competição e percebemos que elas não seriam convenientes para os nossos clubes”, explicou Paulo Ribeiro.
O director técnico acrescentou ainda que devido à pandemia da covid-19 são vários os jogos dos campeonatos distritais que têm sido adiados, pelo que estar a retirar os jogadores dos seus clubes e promover consequentemente mais adiamentos de jogos iria causar muitos constrangimentos à própria organização.
Por outro lado, Paulo Ribeiro refere a questão da cedência dos atletas tem sido um problema. “Nos últimos anos, tivemos muitas dificuldades em formar a equipa para treinar e para jogar porque há uma relutância muito grande de alguns treinadores em deixar os jogadores irem à selecção”, conta.
Segundo o responsável, os treinadores devem saber “valorizar os jogadores”, pelo que “não cabe na cabeça de ninguém” criar entraves à sua convocação. “Existe um regulamento que diz que se os jogadores forem chamados à selecção distrital e não comparecerem levam um processo disciplinar. O que vemos é alguns treinadores fazerem pressão para os jogadores não serem convocados e os próprios jogadores ficam divididos”, assegura.
A fase zonal do torneio está dividida em cinco séries, cada uma organizada por uma associação distrital. A fase final, que apurará a melhor equipa para a Regions Cup da UEFA, terá lugar no distrito de Santarém entre os dias 22 e 25 de Abril, com a participação das melhores equipas da fase zonal.
Recorde-se que a selecção de Leiria esteve presente em 2014 na Regions Cup UEFA, na cidade de Tuzla, na Bósnia, depois de ter vencido a fase nacional, tratando-se de uma competição que reúne equipas apenas com jogadores amadores.|
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: AFL