Para quem acompanhou o futebol distrital na primeira quinzena deste século, o nome de Tropa era automaticamente sinónimo de golo. E assim era, na verdade.
De facto, Luís Manuel Ferreira Batista, o “Tropa”, foi na verdade um avançado de eleição, que repartiu a sua carreira por três clubes, o CD Pataiense, a Biblioteca e o GD “Os Nazarenos”, e em todos eles se destacou pelos muitos golos que marcava, integrando sempre os lugares cimeiros nas listas de marcadores da Divisão de Honra. Terminada a carreira, em 2015-2016, ao serviço do Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, Tropa continuou ligado ao futebol distrital, tendo mesmo treinado os juvenis da Biblioteca.
Mas em janeiro de 2019, e num ápice tudo mudou. Tropa viu-lhe diagnosticado Esclorose Lateral Amiatrofica (E.L.A), e para quem sempre esteve ligado ao desporto, foi um choque tremendo. Com a abnegação que todos lhe reconhecem e passado o choque inicial, o Tropa não baixou os braços e foi à luta. Começou a sua luta contra esta maldita doença, que não tem cura e infelizmente só existe um comprimido para que a doença não evolua tão rapidamente, Para além disso, começou fisioterapia dois dias por semana e terapia da fala que o ensina a lidar com o dia para dia, e com as limitações na fala e na alimentação. Sempre com o apoio da Rita Ferreira, família, dos seus amigos e colegas de trabalho, o Tropa nunca desistiu e tem sido um verdadeiro herói nesta luta desigual.
No entanto, com o evoluir da doença, e sendo a sua moradia familiar de primeiro andar, é cada vez mais difícil ao Tropa ter acesso ao piso cimeiro, onde estão os quartos, pelo que um grupo de amigos decidiu empreender uma campanha, de forma a conseguir obter alguns fundos para construir, no piso térreo da moradia, um quarto e uma casa de banho adaptadas, que permitam ao Tropa, ter acesso aos mesmos mais facilmente e sem risco de uma queda a subir para o piso cimeiro. Assim, está em marcha esta campanha, e como não podia deixar de ser, o Futebol Distrital de Leiria quis-se associar e ajudar o Tropa a ter mais alguma comodidade, nesta sua luta. Para todos que se queiram associar a esta iniciativa, podem transferir o vosso contributo para o NIB – 0045 5022 40351245955 74. 

Vamos todos marcar um golo pelo Tropa!!!