O Avelarense festejou no domingo a subida de divisão ao vencer a Ilha, por 1-0. O único golo foi apontado por Rafa a cinco minutos do intervalo, na transformação de um pontapé de penálti. Desta forma, o clube do concelho de Ansião está de regresso à Divisão de Honra 10 anos depois.
A vitória do conjunto de Paulo Ferreira não oferece contestação, já que foi melhor e poderia ter construído uma vitória mais expressiva. A Ilha na parte final do encontro poderia ter chegado ao empate, valendo ao Avelarense a grande defesa do jovem Rui Pedro.
O Avelarense cedo assumiu as despesas do jogo e esteve perto de marcar perto dos 20 minutos, mas Fábio Alberto, no sítio certo, impediu o remate do atacante contrário, após um belo trabalho individual de Russo. Depois foi o jovem Vítor Crisóstomo a rematar ao lado.
O golo chegou a cinco minutos do intervalo: Ezequiel carregou Russo à margem das leis e, na transformação de um pontapé de penálti, Rafa inaugurou o marcador.
Pouco depois, o Avelarense esteve perto de aumentar a vantagem, mas Gonçalo Quinta rubricou uma grande defesa a remate de Rafa. No último lance da primeira parte, a Ilha dispôs da primeira situação de algum perigo, com Luís Lisboa a atirar ao lado.
No segundo tempo, o Avelarense continuou com sinal mais e esteve perto de aumentar a vantagem, mas Fábio Alberto e Gonçalo Quinta não o permitiram.
A Ilha esteve perto do empate aos 87 minutos, mas Rui Pedro correspondeu com uma enorme defesa ao cabeceamento de Fábio Silvério.
Do outro lado, e já em tempo de compensação, Nuno Simões obrigou Gonçalo Quinta a mais uma grande intervenção. No final, jogadores, treinadores e adeptos celebraram a subida de divisão regada com muita emoção.
Óptima arbitragem de Eduardo Brites e seus pares.|

GD Ilha 0
Gonçalo Quinta; Ezequiel, Dima, Fábio Alberto e Varola (Alex Salgueiro, 60′), Fábio Silvério, Sousa e Pedrito (Delmar, 75′); Skender (Jota, 75′), Luís Lisboa (Mário João, 65′) e Anselmo (Chico Loureiro, 75′). Não jogaram: Dilan e João Faustino.
Treinador: Joel Gaspar.

AC Avelarense 1
Rui Pedro; Zé Nuno, Comboio, Diogo Pimenta e Hingá; Rui Castela (Nuno Simões, 70′), Vítor e Rafa (Alexandre, 88′); Gonçalo Pimenta (João Caseiro, 88′) Russo (Calado, 70′) e Pedro Ferreira. Não jogaram: João António e Sardinha.
Treinador: Paulo Ferreira.

Campo das Lagoas, na Ilha
Árbitro: Eduardo Brites. Assistentes: Bruno Colaço e Telmo Capitaz.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Rafa (40′).
Disciplina: Amarelo a Ezequiel (40′), Dima (44′), Diogo Pimenta (60′), Alex Salgueiro (70′), Vítor Crisóstomo (78′) e Rafa (82′)

Texto: Cid Ramos – Diário de Leiria
Foto: Rita Perdigão