Diogo Cardoso, que até há bem pouco tempo trabalhava como preparador físico no Benfica, sente-se orgulhoso pela recente conquista dos encarnados na Youth League, considerando que deu um importante seu contributo para o sucesso da equipa.

“Fiz parte da equipa técnica como preparador físico durante toda a fase de grupos nesta época. Tendo também anteriormente contribuído para o processo na edição 2020 da competição, onde chegámos à final já com alguns destes jogadores que agora venceram”, disse.

Para Diogo Cardoso esta conquista foi “particularmente especial” porque quando iniciou o seu percurso no SL Benfica em 17/18, no escalão sub-15, faziam parte dessa equipa muitos dos jogadores que agora venceram. “Foi como que o culminar de uma caminhada juntos”, resumiu.

Na primeira época de Diogo Cardoso no Benfica, integrado como estagiário do mestrado em treino desportivo da faculdade de motricidade humana, o preparador físico de 27 anos fez parte da equipa técnica de sub-15 onde a sua principal função era auxiliar o trabalho de ginásio.

Desde 18/19 até Janeiro de 2022, esteve integrado na equipa técnica de sub-23 e sub-19 com a principal função de utilizar a tecnologia GPS para avaliar o desempenho físico dos jogadores, quer em treino quer em jogo. “Colocava essa informação ao dispor dos meus colegas treinadores e sugeria estratégias para melhorar a performance dos jogadores e da equipa. Além disso, participava no trabalho de ginásio assim como na reabilitação pós-lesão”, contou.

Em relação ao futuro, Diogo Cardoso pretende integrar uma equipa técnica como preparador físico de uma equipa no futebol profissional. “Estes anos no SL Benfica foram bastante ricos, tive oportunidade de experienciar competições de elite e trabalhar com colegas e jogadores de topo que me fizeram evoluir de forma a estar preparado para abraçar qualquer desafio, independentemente da exigência”, sublinhou.