A AD Portomosense recebeu e venceu o AC Marinhense B por 3-0, numa partida algo equilibrada na primeira parte, mas no segundo tempo a formação da casa comprovou o seu favoritismo e assinalou um triunfo claro. Pelo que aconteceu em campo a vitória canarinha foi justa, no entanto a boa réplica inicial do conjunto de Leandro Falé merecia ser premiada com um golo.
Devido a alguma apatia inicial do Portomosense começaram melhor os visitantes com dois remates defendidos com facilidade por Mocheco e um terceiro da autoria de Francisco Santos que desviou no pé de Eduardo Monteiro e esbarrou no ferro da baliza.
Pelo meio houve apenas uma pequena reacção da equipa da casa, mas Tiago Santos esteve à altura e resolveu a dois tempos um remate de Itallo.
Pouco depois, o guardião forasteiro foi novamente protagonista: primeiro derrubou Peterson no interior da área e depois defendeu o penálti cobrado por Rica.
À passagem da meia hora, o Marinhense B quase inaugurou o marcador quando Francisco Marques, em excelente posição, rematou por cima da barra, quando podia ter feito bem melhor. Na resposta, Tshabalala apareceu na cara de Tiago Santos, descaído sobre a direita e disparou para grande defesa do guarda-redes visitante.
Pouco depois, o mesmo Tshabalala tirou um cruzamento milimétrico para a cabeça de Itallo, que saltou mais alto do que Flávio Pedrosa e fez o 1-0.
A partir do golo o Portomosense passou a ter controlo quase absoluto da partida, e até ao intervalo teve mais duas oportunidades, mas Tshbalala e Eduardo Monteiro não foram felizes na finalização.
A segunda metade pertenceu praticamente toda ao conjunto de Porto de Mós que foi criando alguns lances de perigo, que a defesa vidreira foi resolvendo com maior ou menor dificuldade. Do outro lado, um livre directo de Amani foi das poucas ocasiões que o conjunto visitante dispôs no segundo tempo, no entanto a atenção e reflexos de Mocheco evitaram o golo.
Pouco depois surgiu novo penalti na área do Marinhense e Tshabalala, chamado a converter, não perdoou e fez o 2-0.
Perto do fim e com a partida resolvida, um pormenor delicioso de Ferrari deu a possibilidade a Itallo de rematar para defesa incompleta de Tiago Santos, mas na recarga Rica fez o 3-0 e selou o resultado final.
A equipa de arbitragem chefiada por Jorge Carreira teve uma actuação regular.|

AD Portomosense 3
Mocheco; Pauleta (Gregório, 32’), Amores, Eduardo Monteiro, Ilyas Alilou; Gabi, Pedro Cruz (Ferrari, 51’), Rica (c); Tshabalala, Peterson (Caracol, 70’), Itallo. Não jogaram: João Costa, Issa, Filipe Soares, Sané.
Treinador: Pedro Solá.

AC Marinhense ‘B’ 0
Tiago Santos; Bruno Nazaré, Flávio Pedrosa, João Nunes, Rudi; Vasco Lopes, Wilker, João Dinis (c); Francisco Santos, Francisco Marques, Amani.
Não jogaram: Duarte Domingues, Tomás Mendes, Tomás Santos.
Treinador: Leandro Falé.

Estádio Municipal de Porto de Mós
Árbitro: Jorge Carreira. Assistentes: Fábio Gaio Santos e Diogo Churra.
Ao intervalo: 1-0. Espectadores: 150.
Golos: 1-0 Itallo (32’), 2-0 Tshabalala (80’, p.), Rica (85’).
Disciplina: Amarelo a Tiago Santos (14’), Mocheco (23’), Peterson (25’), João Nunes (38’), Rica (52’), Rudi (53’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria