Um autêntico balde de água fria. Foi este o sentimento reinante após o final do jogo de ontem que ditou o afastamento da UD Leiria do ‘playoff’ de subida, num jogo em que nem um novo recorde de assistência na Liga 3 conseguiu empurrar a equipa para o sucesso. Frente ao Alverca, fruto de um início de jogo desastrosa, os leirienses deitaram tudo a perder e, apesar da boa reacção, não conseguiram recuperar até ao resultado pretendido acabando por perder por 1-2, e com este resultado o sonho caiu.
O jogo começou paticamente com o golo do Alverca num lance em que foi o VAR a chamar a atenção ao árbitro para uma falta de Kuca dentro da área sobre Ronaldo. Na cobrança do pontapé de penálti, Klismahn concretizou, colocando os ribatejanos em vantagem.
A UD Leiria reagiu bem ao murro no estômago e criou muito perigo num lance em que Jair Silva, em excelente posição, definiu mal a jogada e o lance perdeu-se, quando o avançado podia e devia ter feito bem melhor.
Pouco depois, o Alverca mostrou maior eficácia num lance em que Ricardo Rodrigues, com todo o espaço do mundo, deambulou a esquerda para o meio e, já dentro da área, atirou colocado para o 0-2, num golo de belo efeito.
Em 17 minutos, o Alverca parecia ter a eliminatória no bolso, perante o ar atónito dos 15.071 espectadores na bancada.
Com uma missão muito complicada pela frente, a UD Leiria voltou a reagir bem num cruzamento para a área de Sylla para Kuca que, à boca da baliza, atirou para defesa por instinto de José Costa.
Depois das ameaças, o golo chegou mesmo num lance algo confuso em que a bola sobrou para Kikas, que trabalhou bem dentro da área e, apesar da oposição, atirou cruzado para o 1-2, provocando a primeira grande explosão de alegria no Magalhães Pessoa.
Pouco depois, a UD Leiria perdeu uma clamorosa oportunidade de golo quando Sylla, em excelente posição, preferiu servir um colega, com Jair Silva, com a baliza aberta, a tentar um toque em habilidade que passou ao lado da baliza.
Na segunda parte, a UD Leiria estava obrigada a marcar dois golos, mas foi o Alverca a começar melhor, numa transição que deixou Jonata Bastos isolado, mas o avançado brasileiro, depois de passar por João Dias em velocidade, viu Fábio Ferreira fazer uma grande defesa para canto.
Pouco depois, a UD Leiria respondeu na sequência de uma bola parada, com Benny a cabecear para o remate de primeira de Digo Galo, com José Costa a fazer uma grande defesa.
A partir daqui, o jogo ficou mais partido e com muitas quezílias que foram quebrando o ritmo do jogo. Assim, a UD Leiria denotava dificuldades para criar uma verdadeira oportunidade de golo perante um Alverca que parecia confortável a defender e a apostar nas transições que o guardião leiriense foi conseguindo resolver com segurança.
Só no período de compensação a UD Leiria criou verdadeiro perigo através de um remate de Diego Galo para defesa apertada do guardião ribatejano, que mostrou ser uma das figuras do jogo.
Com o apito final, a desilusão apoderou-se de todos os intervenientes da UD Leiria, mas os adeptos não deixaram de prestar o tributo à equipa pelo seu esforço e por uma época em que o objectivo da subida voltou a ficar a um pequeno passo.
Arbitragem autoritária e certeira de Marco Cruz. |
UD Leiria 1
Fábio Ferreira, Habib Sylla, João Dias (c), Benny Silvano (Marcos Silva, 69’), Diego Galo, Kaká (Namora, 58’), Babanco (Leandro Antunes, 79’), Ragner Paula (Diogo Amado, 58’), Kuca (Nuninho, 58’), Jair Silva, Kikas.
Não jogaram: Bozinoski, Renato Alexandre.
Treinador: Bino Maçães.
FC Alverca 2
José Costa, Ronaldo Rodrigues (c), Tiago Gomes, Talison (Filipe Brigues, 62’), Ricardo Rodrigues, Jonatan Bastos (Diogo Ribeiro, 90’), Eurico Lima (João Sousa, 90’), João Freitas, Evandro Brandão (Emerson Carioca, 62’), Gustavo Klismahn (Filipe Ryan, 79’), Jefferson Nem.
Não jogaram: Joel Dias, Rafa Castanheira.
Treinador: Argel Fuchs.
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria
Árbitro: Marco Cruz.
Assistentes: Sérgio Ribeiro e Filipe Fernandes.
Espectadores: 15.071.
Ao intervalo: 1-2.
Golos: 0-1 Gustavo Klismahn (7’, p.), 0-2 Ricardo Rodrigues (17’), 1-2 Kikas (32´).
Disciplina: Amarelo a Benny Silvano (10’), José Costa (33’), Talison (49’), Eurico Lima (50’, Emerson Carioca (62’) Habib Sylla (71’), Klismahn (79’).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito