No passado domingo o SC Pombal goleou (3-0) no dérbi frente ao GD Guiense numa partida nem sempre bem jogada, mas com muita entrega e disputa de parte a parte.
Os primeiros 20 minutos foram claramente dominados pelos homens da casa, mas na altura de finalizar notou-se alguma cerimónia dos avançados do Pombal. O Guiense conseguiu responder de pronto e com uma jogada de insistência, Luís Pereira rematou de fora da área para defesa a dois tempos de Wagner.
A primeira parte foi dominada pelas disputas a meio-campo, no entanto numa das poucas ocasiões de verdadeiro perigo, foi Tião a aparecer na cara de Sérgio Fonseca, mas não fez melhor do que atirar à malha lateral. A resposta não tardou e Ramalho, por duas vezes, esteve perto de abrir o ativo para o Guiense, mas os remates falharam o alvo.
A melhor jogada de toda a primeira parte apareceu já em tempo de compensação, mas Bryan Rosa atirou perto do poste.
O segundo tempo começou com ascendente do Guiense que criou duas situações de perigo, mas André Duarte e Ramalho permitindo uma boa defesa ao guardião da casa. Na resposta, o SC Pombal mostrou maior eficácia quando Diogo Silva encontrou Netinho nas costas de defesa e, na cara de Sérgio Fonseca, não perdoou e fez o 1-0.
O Guiense tentou responder, mas sem grande critério, permitindo também algumas saídas em transição. Assim, o 2-0 acabou por aparecer naturalmente e nasceu num lançamento de linha lateral com Vasco Pontes a isolar mais uma vez Netinho para este tirar Sérgio Fonseca do caminho e aumentar a contagem.
De seguida, num contra-ataque desenhado por Peterson e Guilherme Rodrigues, esteve à vista o 3-0, valeu o desarme no último momento de Damien, cedendo canto. Do canto acabou por nasceu o penálti, por mão na bola de Diogo Carvalho e convertida por Guilherme Rodrigues.
Já dentro dos minutos de desconto, Sérgio Fonseca voltou a negar o golo a Netinho com uma excelente mancha e, no último lance, Pedro Cruz rematou forte, fazendo a bola passar perto do alvo.
A vitória do Sporting Pombal acabou por se ajustar, sobretudo pelo que fez na segunda parte, no entanto o GD Guiense merecia o golo de honra.
A equipa de arbitragem chefiada por Joana Rodrigues esteve a um bom nível.|

SC Pombal 3
Wagner; Daniel Savchuk, Lucas Barros, Filipe Soares, Alex Silvério (Mário Ufongue, 88’); Pedro Cruz, Tião (c) (Netinho, 60’), Diogo Silva (Miguel Cá, 88’); Peterson, Bryan Rosa (Vasco Pontes, 69’), Guilherme Andrade (Guilherme Rodrigues, 46’). Não jogaram: Rodrigo Lima, Totti.
Treinador: Pedro Solá.

GD Guiense 0
Sérgio Fonseca (c); Luís Pereira, Diogo Carvalho, Francisco Varalonga, Fangueiro; Damien, Diogo Grilo (Neves, 82’), Lucas Soares (Presume, 38’); Tomás Gomes, André Duarte, Ramalho. Não jogaram: Veríssimo, Tomás Varalonga, Lamy.
Treinador: Bruno Conceição.

Estádio Municipal de Pombal
Árbitro: Joana Rodrigues. Assistentes: Beatriz Vilic e Franclim Silva.
Ao intervalo: 0-0. Espectadores: 200.
Golos: 1-0 Netinho (64’), 2-0 Netinho (83’), 3-0 Guilherme Rodrigues (90’, p.).
Disciplina: Amarelo a Tião (27’), Luís Pereira (73’), Fangueiro (85’), Sérgio Fonseca (89’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria