Na tarde de sábado, as equipas menos batidas do campeonato defrontaram-se, com o triunfo a sorrir à formação das Caldas, fruto de um bis de Tuga que, em 20 minutos, fez o que os colegas não conseguiram o jogo todo: golos. Numa partida equilibrada e nem sempre bem jogada, os anfitriões tiveram maior posse de bola, mas com os forasteiros foram mais afoitos no ataque.
Logo ao minuto 5, que os visitantes estiveram perto de abrir o ativo, com Dino Semedo a trabalhar bem na esquerda, assistindo Danny Tavares que rematou de pronto, mas viu Luís Paulo a fazer uma magnífica defesa.
A resposta dos donos da casa só veio ao minuto 25, na sequência de um pontapé de canto, com João Rodrigues a cabecear ligeiramente por cima. Minutos depois foi André Perre a ter o mesmo desidrato.
Do lado contrário, o perigo foi mais intenso, pois Pedro Soares enviou a bola ao poste depois de um excelente cruzamento de Marcos Barbeiro (38’), na melhor oportunidade de golo até então, terminando deste modo uma primeira parte com um nulo no marcador.
No reatamento a escassez de oportunidades de golo foi gritante. Assim, tivemos de esperar até ao minuto 72 para ver alguma acção, com João Rodrigues a assistir de cabeça Gonçalo Barreiras, que atirou forte para uma enorme defesa de Iuri Medeiros.
A resposta não se fez esperar e, na jogada seguinte, Danny Tavares de fora da área tentou a sua sorte, mas viu o esférico sair a centímetros do poste.
Num final de jogo eletrizante, Tuga começou a mostrar serviço, primeiramente a assistir Gonçalo Barreiras, que isolado permitiu que Iuri Medeiras se superiorizasse com nova grande intervenção. Depois foi o próprio Tuga a mostrar como se faz: depois de uma bela jogada coletiva, Nuno Januário cruzou para Tuga cabecear para o fundo da baliza.
Mas o jovem avançado não se ficou por aqui. Ao assumir o pontapé de penálti a castigar derrube sobre Diogo Clemente, Tuga fechou o marcador nos 2-0.
Resultado que acaba por se aceitar, fase ao pragmatismo e eficácia da equipa da casa, perante um Real que mostrou bons valores e capacidade para subir na tabela.
Arbitragem globalmente positiva, dando-se apenas o benefício de dúvida no penálti assinalado.|

Caldas SC 2
Luís Paulo, Yordi Marcelo (Marcelo Marques, 84’), Thomas Militão (c), André Sousa, João Silva (Luís Farinha, 84’), Miguel Rebelo (Diogo Clemente, int.), Leandro Borges, André Perre (Tuga, 71’), Nuno Januário, Henrique Enriques (Gonçalo Barreiras, int.) e João Rodrigues.
Não jogaram: Wilson Soares, Paulo Inácio, Tiago Catarino e Paulinho.
Treinador: José Vala.

Real SC 0
Iuri Miguel, Dino Semedo (Gonçalo Agrelo, 79’), Pedro Rosas, Pedro Farrim (Adilson, 89’), Bruno Almeida, Miguel Montenegro, Benny (João Guilherme, 67’), Paulinho (c), Danny Tavares (Diogo Castro, 79’), Marcos Ribeiro e Pedro Soares (Gonçalo Cabral, 67’).
Não jogaram: Hugo Mosca, Tomás Loureiro, Abdul Ibrahim e Zack Blackwell.
Treinador: Rui Santos.

Campo da Mata, Caldas da Rainha
Árbitro: André Neto (AF Vila Real).
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Tuga (88’), 2-0 Tuga (90+3’).
Disciplina: Amarelo a Pedro Farrim (33’), Miguel Montenegro (60’), Tuga (88’).

Texto: Fábio Osório – Diário de Leiria
Foto: FPF