Na manhã de domingo, o até então invicto Caldas perdeu esse estatuto fruto da primeira derrota frente ao Amora com o tento solitário de Nuno Pereira a fazer toda a diferença.
O Amora deixou o aviso logo cedo, com Diogo Martins a atirar ao lado, após cruzamento de David Dinamite. Os donos da casa pareciam ainda adormecidos e, pouco depois, foi Zé Mário a esgueirar-se pela direita, mas a saída lesta de Luís Paulo evitou males maiores para a sua baliza. Contudo, o guardião da casa foi impotente para impedir o 0-1 por Nuno Pereira, já dentro da área, com tempo e espaço a concluir com êxito num remate à meia-volta.
Nesta fase só dava Amora e a situação poderia ter piorado, na sequência de um livre lateral, mas o cabeceamento de Zé Mário saiu à figura.
O primeiro lance de relativo perigo caldense surgiu dos pés de André Perre num remate de longa distância, onde Luís Ribeiro defendeu sem dificuldades. Pouco depois, Henrique Henriques também tentou a sua sorte, mas o remate saiu às malhas laterais.
Do lado contrário, os visitantes estiveram muito perto de aumentar a vantagem, num lance em que Zé Mário, de primeira, proporcionou excelente defesa a Luís Paulo.
Na segunda parte, os anfitriões surgiram com outra disposição, tentando mudar o rumo dos acontecimentos, mas as chances de golo essas foram praticamente nulas (pelo meio o Amora viu um golo ser anulado) e, com a expulsão, um pouco forçada, de João Rodrigues ao minuto 72, por acumulação de amarelos, a tarefa ficou ainda mais complicada.
Mesmo com a adversidade, os comandados de José Vala continuaram a tentar chegar ao golo, mas foram descurando a sua linha defensiva, com os visitantes a aproveitarem os espaços concedidos e, em duas transições rápidas, podiam ter dilatado o marcador.
Já com nove elementos em campo, após expulsão de Tuga, o Caldas poderia ter chegado à igualdade em cima do apito final, com Gonçalo Chaves a dar seguimento a um cruzamento de Leandro Borges, desviando para uma magnífica defesa de Luís Ribeiro que garantiu ao Amora a subida à liderança da Liga 3.
Arbitragem com alguns erros, mas sem influência no resultado final.|

Caldas SC 0
Luís Paulo, Yordi Marcelo (Luís Farinha, 87’), Thomas Militão (c), João Silva (Gonçalo Chaves, 87’), Diogo Clemente, André Simões (Gonçalo Barreiras, int.), Leandro Borges, André Perre (Marcelo Marquês, 70’), Nuno Januário, Henrique Enriques (Tuga, 61’) e João Rodrigues. Não jogaram: Wilson Soares e Tiago Lopes.
Treinador: José Vala.

Amora FC 1
Luís Ribeiro, Joel Monteiro (c), Jefferson Santos, Tiago Duque, Elmando Gjini, Diogo Martins (Denis Rodriguez, 84’), Caleb Carvalho, Joca (Jailson Gomes, 65’), Nuno Pereira (Rhuan, 87’) e Zé Mário. Não jogaram: Júlio Neiva, Pedro Vieira, Guilherme Magalhães, Diogo Ferreira e Paulo Marcelo.
Treinador: João Pereira.

Campo da Mata, Caldas da Rainha
Árbitro: Márcio Torres. Assistentes: Emanuel Rocha e Diogo Ribeiro.
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Nuno Pereira (6’).
Disciplina: Amarelo a João Rodrigues (7’ e 72’), Joca (62’), Elmando Gjini (68’), Zé Mário (70’), Diogo Martins (80’), Rhuan (89’), Diogo Clemente (90+4’). Vermelho direto a Tuga (90+5’).

Texto: Fábio Osório – Diário de Leiria
Foto: FPF