A UD Leiria deu uma grande resposta depois do desaire caseiro frente ao Alverca ao viajar até Coimbra e arrancar um precioso triunfo diante dos eternos rivais da Académica, por 1-3. Num jogo sempre muito entretido e bem disputado, a UD Leria mostrou a sua superioridade em toda a linha, justificando por inteiro o triunfo.
O jogo começou com a UD Leiria a querer impor o seu jogo, mas com as equipas bem encaixadas a primeira oportunidade só surgiu aos 10’ quando Jair Silva fugiu pela esquerda e cruzou para a boca da baliza onde Gonçalo Gregório por pouco não conseguiu fazer o desvio vitorioso.
Pouco depois, Jair Silva voltou a estar em destaque, mas, em boa posição, atirou cruzado perto do poste da baliza da casa. Nesta fase só dava UD Leiria, mas Gonçalo Gregório voltou a pecar na finalização quando rematou por cima da baliza com um remate acrobático.
A meio da primeira parte, a Académica criou a sua melhor situação de golo quando David Brás cruzou para a área onde surgiu Perea a cabecear para uma grande defesa de Carlos Alves.
Na resposta da UD Leiria, na sequência de um canto, foi Dénis Martins quem tentou o remate acrobático, com o esférico a passar perto da barra.
Com o passar do tempo, a UD Leiria perdeu algum fulgor ofensivo e a Académica conseguiu equilibrar as operações, mas, no período de compensação do primeiro tempo, a UD Leiria chegou à vantagem através de um penálti cobrado por Gonçalo Gregório a castigar uma mão na bola de Douglão dentro da área.

Superioridade leiriense continuou na segunda parte
Na segunda parte esperava-se uma entrada forte da Académica, mas foi a UD Leiria quem chegou ao golo num lance de insistência de Jair Silva que permitiu a Gonçalo Gregório fazer a assistência para Diogo Leitão que, isolado, atirou para o fundo das redes.
Pouco depois, surgiu novo golo quando Jordan van der Gaag fugiu pela direita e cruzou para o segundo poste onde apareceu Jair Silva a rematar por entre as pernas de Hidalgo para o 0-3.
A festa unionista demorou pouco tempo já que a Académica diminuiu os estragos na sequência de um livre em que Ibouka serviu de cabeça Douglão que, também de cabeça, fez o 1-3 e deu uma réstia de esperança aos homens da casa.
Apesar do susto, a UD Leiria continuou a mandar no jogo e a somar incursões ofensivas que colocaram a defesa contrária em sentido. Do outro lado, apenas de bola parada a Académica conseguia incomodar o último reduto leiriense, mas sem efeitos práticos.
Arbitragem globalmente positiva, mas Bruno Rebocho mostrou um critério disciplinar demasiado apertado.|

Académica 1
Hidalgo, Marco Grilo, Diogo Costa, Ibouka, Douglão, David Teles, Vasco Gomes (Desmond Nketia, 85’), David Brás (Pepo, 70’), Hugo Seco (Pedro Prazeres, 85’), Diogo Ribeiro (c) (Vasco Paciência, 70’), Juan Perea (David Caiado, int.).
Não jogaram: Bernardo, Diogo Amaro, Juary, Francisco Lopes.
Treinador: Zé Nando.

UD Leiria 3
Carlos Alves, Pedro Albino, Dénis Martins (Afonso Valente, 88’), Filipe Almeida (c), Pedro Empis (Kaká, 81’), Babanco, Jordan van der Gaag (Leandro Antunes, 81’), Sérgio Ribeiro (Diogo Amado, 65’), Jair da Silva, Diogo Leitão, Gonçalo Gregório.
Não jogaram: Fábio Ferreira, Dje Davilla, Gonçalo Batalha, Vlady Koby.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.

Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Bruno Rebocho. Assistentes: Ricardo Azevedo e David Santos.
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Gonçalo Gregório (45+2’), 0-2 Diogo Leitão (54’), 0-3 Jair da Silva (60’), 1-3 Douglão (63’).
Disciplina: Amarelo a Juan Perea (3’), Douglão (45+1’), Sérgio Ribeiro (50’), David Caiado (56’), Marco Grilo (67’), Pedro Empis (71’), Diogo Leitão (74’), Vasco Gomes (75’), Babanco (84’), Diogo Costa (86’), Pepo (90+4’).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: FPF