A UD Leiria repudia a violência com que os adeptos do clube foram recebidos em Coimbra, aquando do jogo de domingo, diante da Académica, que culminou com o autocarro que transportava os adeptos da UD Leiria a ser apedrejado nas imediações e à porta do Estádio Cidade de Coimbra.
Em comunicado, a SAD da UD Leiria reitera que o espírito de fair-play com que a equipas e os adeptos da Académica foram recebidos em Leiria no jogo que decorreu a 3 de Setembro de 2022, “não se verificou em Coimbra”, admitindo ainda que os incidentes não devem ser imputados à direção da Académica.
“Alguns adeptos identificados com equipamento de apoio à Académica OAF receberam os autocarros dos adeptos unionistas de forma provocatória e ‘à pedrada’. Os minutos que antecederam o início do jogo foram marcados pela violência, com arremesso de pedras, garrafas e ‘tochas’, junto da Porta 2, reservada a unionistas e onde se encontravam adeptos mais velhos, jovens e até crianças. Comportamento acompanhado de cânticos, insinuações e gestos provocatórios dirigidos à grande avalanche de apoio de unionistas”, detalhou a UD Leiria, em comunicado.
A SAD unionista adiantou ainda que alguns adeptos “foram atingidos”, tendo-se registado “a quebra de vidros de pelo menos duas viaturas”. Além disso, os responsáveis contam que ao longo da partida, “os leirienses sofreram o mesmo género de provocações de adeptos que se encontravam numa bancada superior à área destinada à equipa visitante”, para além de terem registado que dois jovens adeptos unionistas foram “foram confrontados na rua por adeptos da equipa da casa que lhes arrancaram e roubaram a camisola e o cachecol”.
De realçar ainda o facto de na manhã de domingo ter sido colocada “uma faixa provocatória” no Estádio de Leiria, com a designação ‘Coimbra – Capital do Centro MN85’.
“A UDL – União de Leiria – Futebol SAD sublinha o repúdio por qualquer ação violenta que não se compadeça com o espírito de fair-play e de puro futebol que se esforça por perpetuar”, pode ler-se no comunicado, onde os responsáveis agradecem a presença dos adeptos em Coimbra para apoiar a equipa.

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: FPF