O Caldas deu um passo atrás na luta por um lugar na fase de subida ao perder, no Campo da Mata, frente ao Belenenses, por 0-1, num jogo em que a turma de José Vala merecia ter tido mais sorte, já que foi a equipa que criou as melhores oportunidades de golo.
A primeira situação de perigo pertenceu ao Caldas num lance de insistência em que Leandro Borges rematou contra um adversário e, na recarga, Nuno Januário atirou por cima da barra, deixando o aviso.
Pouco depois, numa transição bem trabalhada por parte do Caldas, a bola foi cruzada para a área onde apareceu Lucas Villela a atirar de primeira, mas ao lado da baliza.
Com o passar do tempo, o Belenenses foi equilibrando o jogo, mas foi novamente o Caldas a ficar perto do golo quando João Silva rematou cruzado a centímetros do poste. A resposta do Belenenses surgiu através de uma boa jogada de combinação que culminou num cruzamento para a área onde apareceu Clé a rematar de primeira para defesa apertada de Wilson.
Pouco depois, os ‘azuis’ voltaram a ameaçar na sequência de um livre colocado na área que permitiu a André Serra cabecear, obrigando Wilson a dar uma palmada na bola para canto já junto ao poste.
Na segunda parte, o jogo seguiu numa toada de equilíbrio e de cautelas de parte a parte, com o Caldas a deixar o primeiro aviso num remate de Leandro Borges que passou muito perto do alvo.
Com o resultado em aberto acabou por ser mais feliz a turma de Belém já que, aos 69 minutos, num lance de insistência em que Yordi ainda conseguiu cortar os remates contrários por duas vezes, à terceira nada conseguiu fazer para impedir o tiro potente de Clé que só parou no fundo das redes.
O Caldas tentou reagir de imediato ao golo sofrido, e quase o conseguiu após uma excelente jogada de combinação que permitiu a João Silva surgir em boa posição, mas o remate forte saiu por cima da barra.
Com o passar do tempo, o jogo foi ficando mais tenso e o Caldas a fazer de tudo para chegar ao empate, mas a pressão do momento fez com a que a equipa mostrasse alguma precipitação nas suas ações. Assim, o Belenenses segurou a vantagem com unhas e dentes até ao apito final, apesar da insistência caldense.
Com este resultado, o Caldas desceu para a 4.ª posição, a última que dá acesso à fase de subida, mas com os mesmos pontos que o Alverca, pelo que se adivinha que as últimas três jornadas da Liga três chegam decisivas.|
Caldas SC 0
Wilson Soares, Militão (c), Nuno Januário (Gonçalo Barreiras, 74′), Leandro Borges, Yordi Marcelo, Luís Marcelino (Luís Farinha, 75′), João Silva, Miguel Rebelo (Rafael Roque, 83′), João Rodrigues, André Sousa (Marcelo Marquês, 88′) e Lucas Villela (Gonçalo Chaves, 83′). Não jogaram: Luís Lopes, Paulo Inácio, André Simões e Tiago Catarino.
Treinador: José Vala.
CD ‘Os Belenenses’ 1
David Grilo, Gonçalo Maria (Flavinho, 90+4′), Clé (Afonso Simão, 90+4′), Mauro Antunes (c) (Xavi, 62′), João Costa (Miguel Tavares, 62′), Midana Sambú (Fábio Pala, 85′), André Serra, Fred Martins, Duarte Valente, Hélio Cruz e Chima Akaz. Não jogaram: Guilherme Oliveira, Pipo, Filipe Chaby e Pedro Martelo.
Treinador: Bruno Dias.
Campo da Mata, Caldas da Rainha
Árbitro: Miguel Fonseca. Assistentes: Sérgio Costa e Tiago Loureiro.
Espetadores: 4.057.
Ao intervalo: 0-0.
Golo: 0-1 Clé (69′).
Disciplina: Amarelo para Luís Marcelino (38′), André Sousa (42′), Leandro Borges (80′) e Miguel Tavares (81′).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: FPF