A Ilha segue na liderança da 1.ª divisão distrital, série A, após o final da primeira volta. A equipa comandada por José Godinho conseguiu uma importante vitória diante da Moita do Boi no segundo minuto de compensação, com Diogo Ribeiro a ser, uma vez mais, decisivo.
O jogo nem sempre foi bem disputado, os primeiros 30 minutos foram um autêntico suplício dado não se ter registado nenhum lance de perigo junto a ambas as balizas.
O avançado ilhense Luís Lisboa protagonizou o primeiro momento de algum perigo, com um remate para defesa atenta de Luís Rodrigues. Pouco tempo depois, o mesmo jogador cabeceou à trave e, na recarga, Anselmo não consegue finalizar.
Antes do intervalo, os visitantes também estiveram perto do golo em duas situações. Primeiro foi Dani Santos a cabecear à trave e, depois, foi Alex quem chegou ligeiramente atrasado após um ótimo lance protagonizado por Zé Duarte.
O segundo tempo começou como acabou o primeiro, ou seja, com a Moita do Boi a ficar perto do golo, mas o remate de Micael Santos embateu com estrondo no poste. Reagiram os locais, com o jovem Samuel a obrigar Luís Rodrigues a defesa atenta.
De seguida, um erro defensivo dos visitantes ia sendo aproveitado por Diogo Ribeiro, mas para infelicidade dos locais a bola não entrou.
Na parte final da partida o golo acabou por surgir numa transição rápida que proporcionou a conquista dos três pontos à Ilha, num lance em que a bola ressaltou para os pés de Diogo Ribeiro, que à saída de Luís Rodrigues, atirou para o fundo das redes.
O golo provocou a natural euforia do banco dos locais bem como dos adeptos que respiravam de alívio após um jogo em que a Ilha voltou a sentir muitas dificuldades no seu reduto. A Moita do Boi voltou a revelar ser um conjunto bastante complicado de bater, mostrando que tem condições para lutar pelos lugares cimeiros.
Arbitragem bem conseguida de Gonçalo Carreira e seus pares.|
GD Ilha 1
Duarte; Skender (Rui Pereira, 69′), Dima, Fábio Alberto (Samuel, 13′), Tang e Lucas; Fábio Silvério, Costa e Anselmo (Sousa, 69′); Luís Lisboa e Diogo Ribeiro (Rodrigo Dias, 55′). Não jogaram: Quinta e Jota.
Treinador: José Godinho.
Moita do Boi 0
Luís Rodrigues; Jimmy, André Rodrigues, Marco Costa e Hugo Jordão; Saramago (Micael Costa, 28′), Micael Santos (David Silva, 90′), Dani Santos (Tiago Gomes, 62′), João Cintra (Ricky, 62′), Zé Duarte e Alex.
Não jogaram: Duarte, Santo e Tiago Soares.
Treinador: Paulo Borges.
Campo das Lagoas, na Ilha
Árbitro: Gonçalo Carreira. Assistentes: José Agostinho e Rafael Silva.
Ao intervalo: 0-0.
Golo: 1-0 Diogo Ribeiro (90’+2).
Disciplina: Amarelo a Samuel (56′) e Marquito (68′).
Texto: Cid Ramos – Diário de Leiria
Foto: Rita PErdigão