A UD Leiria carimbou matematicamente a presença na fase de subida à Liga 2 ao vencer o Sporting ‘B’, em Alcochete, por 0-1. Num jogo quase sempre equilibrado, Jair voltou a ser decisivo ao marcar o único golo da partida, assim como aconteceu na primeira volta, tornando-se autenticamente um caçador de ‘leões’.
A primeira parte do encontro foi quase sempre disputada no meio campo defensivo da UD Leiria que preferiu dar a iniciativa de jogo ao seu adversário, mas, apesar do domínio leonino, os homens da casa não conseguiram criar ocasiões para se adiantarem no marcador: apenas aos 27 e 34 minutos, Francisco Canário obrigou o guardião polaco Pawel Kieszek a duas intervenções mais apertadas.
Do outro lado, a UD Leiria tentava explorar as transições ofensivas e foi assim que, aos 38’, Leandro Antunes intercetou um passe errado de Mateus Fernandes e isolou Jair Silva que, com tudo para fazer o golo, atirou em jeito, mas por cima da baliza.
Já em cima do apito para o intervalo, e na sequência de um canto, a UD Leiria voltou a ameaçar quando a bola sobrou para Dénis Martins que tentou rematar de calcanhar, proporcionando a Calai uma defesa atenta.
Na segunda parte o jogo pareceu mais ‘aberto’, com a UD Leiria a criar a primeira situação de perigo Leandro Antunes aproveitou mais uma vez um passe errado do adversário para servir Diogo Leitão que já dentro da área e com espaço acabou por rematar ao lado.
Na resposta, uma transição leonina culminou com um remate de Diogo Cabral para defesa incompleta do guarda-redes visitante que ia dando o ‘ouro ao bandido’ não fosse a rápida intervenção de Valdir a impedir a recarga de Francisco Canário. Aos 60’, a UD Leiria ensaiou uma das suas jogadas típicas quando Jair Silva fez uma diagonal da esquerda para o meio, atirando para grande defesa de Calai para canto.
Estava feito o ‘aquecimento’ para o que seguiria: aproveitando uma nova má definição do ataque leonino, Pedro Empis recuperou a bola e permitiu a Jair galgar terreno até chegar ao último terço onde voltou a fazer o seu movimento característico, mas desta feita o remate fortíssimo só parou no fundo das redes, para um golo de belo efeito.
Até final, o Sporting procurou o tento da igualdade e esteve perto de o conseguir através de uma cabeçada de Mateus Fernandes que passou ao lado do poste direito de Kieszek. Foi o único calafrio que a UD Leiria passou, tendo demonstrado uma boa consistência defensiva que permitiu tapar todos os caminhos para a sua baliza.
Arbitragem serena de Sérgio Guelho. |

Sporting CP ‘B’ 0
Diego Callai (c), Diogo Travassos, Gilberto, Jesus Alcantar, João Ferreira, Mateus Fernandes, Diogo Abreu, Samuel Justo (Joelson Fernandes, 83’), Diogo Cabral (Rodrigo Marquês, 70’), Francisco Canário (Rodrigo Ribeiro, 75′), Afonso Moreira. Não jogaram: Diogo Pinto, Gonçalo Esteves, David Monteiro, João Muniz, Marco Cruz, Vando Félix.
Treinador: Filipe Çelokkaya.

UD Leiria 1
Kieszek, Valdir, Dénis Martins (Vasco Oliveira, int.), Filipe Oliveira (c), Pedro Empis, Gonçalo Batalha (Diogo Amado, 79’), Leandro Silva (Afonso Valente, 65’), Diogo Leitão, Jordan van der Gaag (Mo Amissi, 25’), Leandro Antunes (Gonçalo Gregório, 65’), Jair Silva. Não jogaram: Carlos Alves, Bura, Kaká, Pedro Albino.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.

Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete
Árbitro: Sérgio Guelho (AF Guarda). Assistentes: Marco Silva e André Ferreira.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Jair Silva (73’).
Disciplina: Amarelo a Jesus Alcantar (11′), Jair Silva (31’), Diogo Travassos (63′) e Afonso Moreira (70′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: FPF