A UD Leiria sofreu para vencer o Oliveira do Hospital por 2-1, num jogo que só ficou resolvido no último lance da partida. Durante os 90 minutos, a formação leiriense foi a única que fez por merecer o triunfo, perante um Oliveira do Hospital muito bem organizado e personalizado, mas sem argumentos para contrariar o maior poderio do seu adversário.
A primeira oportunidade de golo pertenceu à UD Leiria quando a velocidade de Jair Silva foi solicitada por Leandro Silva, com o avançado brasileiro a trabalhar bem e a rematar já dentro da área para defesa apertada de Chastre. Na recarga, Jordan van der Gagg falhou escandalosamente o alvo, mas estava em posição de fora de jogo.
A meio da primeira parte a UD Leiria voltou a ficar perto do golo numa jogada de combinação de Jair Silva com Leandro Antunes, com este último a rematar sem oposição, mas ao lado da baliza quando tinha tempo e espaço para fazer bem melhor. Pouco depois, foi Pedro Empis quem foi feliz num ressalto dentro da área, mas já com pouco ângulo acertou nas malhas laterais.
Numa fase em que a UD Leiria parecia estar a ‘crescer’ na partida, o Oliveira do Hospital respondeu com maior atrevimento ofensivo, materializado em lances de bola parada que causaram alguns calafrios na área leiriense.
Na resposta, a UD Leiria voltou a cheirar o golo quando Jair Silva solicitou o remate na passada de Jordan van der Gaag com a bola a desviar num adversário e a sair perto do poste da baliza.

Golos só na segunda parte
Na segunda parte, a UD Leiria entrou dominadora, tendo criado perigo após um cruzamento da direita do ataque que encontrou Kaká ao segundo poste, mas o remate forte saiu muito por cima. Estava dado o aviso para o que se seguiria. Num lance em que Diogo Leitão recuperou a bola a meio campo, o médio combinou com Jair Silva permitindo ao avançado ficar na cara de Chastre para o golo inaugural.
A partir daqui, os visitantes fizeram mexidas no seu ‘xadrez’ o sentido de a tornar mais ofensiva, uma estratégia que teve efeitos imediatos já que o Oliveira do Hospital chegou ao empate na sequência de um livre em que Miguel Rodrigues foi às alturas cabecear para o 1-1. Uma traição do defesa central que fez parte da sua formação na UD Leiria.
Com tudo em aberto, o jogo ficou mais ‘partido’ com ambas as equipas a procurarem chegar à vitória. Nesse capítulo foi a UD Leiria a equipa mais atrevida, mas a pecar na finalização como aconteceu num lance confuso na área em que a bola sobrou para Jordan van der Gaag que, mais uma vez, falhou o alvo quando podia ter feito bem melhor.
Quando já nada o fazia prever, já para além do tempo adicional dado pelo árbitro, a UD Leiria ainda teve forças para chegar à vantagem quando Pedro Empis cruzou para a área com o seu pior pé, com Jair a cabecear para a boca da baliza onde apareceu Miguel Rodrigues a introduzir a bola na própria baliza, num momento de infelicidade do defesa que passou de herói a vilão. |

UD Leiria 2
Fábio Ferreira, Pedro Albino (Kaká, int.), Vasco Oliveira, Filipe Almeida (c), Bura (Babanco, 64’), Pedro Empis, Diogo Leitão, Jordan van der Gaag (Mohamed Amissi, 88’), Leandro Silva, Jair da Silva (Gonçalo Batalha, 79’), Leandro Antunes (Gonçalo Gregório, 64’). Não jogaram: Pawel Kieszek, Dénis Martins, Afonso Valente, Sérgio Ribeiro.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.

FC Oliveira Hospital 1
José Chastre, Diogo Castro, Pedro Romano, Miguel Rodrigues, Samuel Toscas, André Freitas (António Alves, 59’), Yaya Bamba, André Fontes (c) (Adilson Fernandes, 64’), André Salvador (Bruno Carvalho, 85’), Rui Batalha, Alan Júnior (Abdoulaye Daffé, 83’). Não jogaram: Rafael van der Laan, Pablo Gabriel, Marco Fernandes, Sibusiso Shibane, Wilson Silva.
Treinador: Nuno Pedro.

Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Árbitro: Rui Lima. Assistentes: Bruno Rocha e Ricardo Lima.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Jair Silva (54’), 1-1 Miguel Rodrigues (68’), 2-1 Miguel Rodrigues (90+5’, p.b.).
Disciplina: Amarelo a Filipe Almeida (22’), Miguel Rodrigues (31’), André Salvador (40’), Pedro Empis (67’).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luís Filipe Coito