A UD Leiria fechou com chave de ouro a fase regular da Liga 3 ao ‘atropelar’ o Moncarapachense por claros 6-1, num jogo que teve a particularidade de assinalar a estreia a titular – e logo com um golo – de Martim Ribeiro, jovem da formação que tornou-se o jogador mais novo de sempre a marcar pela UD Leiria, com apenas 16 anos. Sem sentido contrário, realce também para a estreia a marcar pelos leirienses do veterano Mateus, de 38 anos. Foi, portanto, um dia de festa para miúdos e graúdos.
Num jogo em que as duas equipas já tinham o destino traçado, a UD Leiria ainda espreitava a possibilidade de ascender ao primeiro lugar fruto de uma ‘escorregadela’ do Amora, o que não aconteceu. Por outro lado, para os algarvios, treinados por um técnico bem conhecido dos leirienses, era uma oportunidade de amealhar mais pontos para a fase de manutenção e a turma de José Bizarro até começou melhor ao inaugurar o marcador quando Arnold Issoko desmarcou Cissé que aproveitou a passividade de Diogo Amado para atirar a contar.
A festa algarvia demorou apenas dois minutos já que na sequência de um canto Vasco Oliveira rematou para defesa de Diogo Garrido, mas Valdir aproveitou a recarga para restabelecer o empate.
A partir daqui, a UD Leiria continuou a imprimir um ritmo forte à partida, pelo que foi com naturalidade que os leirienses chegaram a novo golo aproveitando um erro a primeira fase de construção do Moncarapachense, com Martim Ribeiro a recuperar a bola e a permitir a Mateus rematar colocado para o 2-1.
Pouco depois, Jordan van der Gaag, após lance individual, foi carregado em falta na área, permitindo a Gonçalo Gregório voltar aos golos da marca dos 11 metros.
Perto da meia-hora de jogo, deu-se o momento alto da partida quando Martim Ribeiro estreou-se a marcar após um remate de Kaká para defesa apertada de Garrido, com o jovem avançado a reagir rápido ao fazer a recarga vitoriosa.
Até ao intervalo destaque para um remate em jeito de Gonçalo Gregório para grande defesa de Garrido, enquanto do outro lado foi Annan quem encheu o pé de fora da área, obrigando Carlos Alves a defesa atenta.
Se a situação dos algarvios já era complicado pior ficou quando Grando viu o segundo amarelo de forma infantil e deixou a sua equipa a jogar com menos um homem em toda a etapa complementar.
Ritmo baixou na segunda parte
No regresso dos balneários, e tendo em conta que o resultado estava ‘feito’, o jogo perdeu ritmo e intensidade, com a UD Leiria a gerir a posse de bola, ainda assim, as oportunidades iam surgindo como quando Jordan van der Gaag, em boa posição, rematou contra um adversário.
Depois do aviso o golo chegou por intermédio de Leandro Antunes que respondeu com grande classe a um passe de ‘morte’ de Jordan van der Gaag. Pouco depois, a UD Leiria fechou o marcador na sequência de um canto em que Vasco Oliveira, vindo de trás, cabeceou como mandam as regras e fez o 6-1 final.
Arbitragem de bom nível de Miguel Fonseca.|
UD Leiria 6
Carlos Alves, Valdir Júnior (Pedro Albino, 62’), Vasco Oliveira, Filipe Almeida, Kaká, Diogo Amado (c), Jordan van der Gaag, Leandro Silva, Martim Ribeiro (Mo Amissi, 62’), Gonçalo Gregório (Diogo Leitão, 78’), Mateus (Leandro Antunes, 61’).
Não jogaram: Fábio Ferreira, Dénis Martins, Bura.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
GC Moncarapachense 1
Diogo Garrido, Cláudio Tavares, Luiz Grando, João Correia (c), Celsinho, Annan (Afonso Loja, 90+1’), Rui Moreira (Gonçalo Luís, 77’), Luís Pinheiro, Arnold Issoko (Evandro Barros, 62’), Cissé (Landry Nkolo, int.), Viegas (Ramón Cabral, 77’).
Não jogaram: Tiago Martins, Ricardo Isabelinha.
Treinador: José Bizarro.
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria
Árbitro: Miguel Fonseca. Assistentes: Sérgio Costa e Tiago Loureiro.
Ao intervalo: 4-1.
Golos: 0-1 Cissé (4′), 1-1 Valdir Júnior (6′), 2-1 Mateus (15′), 3-1 Gonçalo Gregório (23’, p.), 4-1 Martim Ribeiro (27’), 5-1 Leandro Antunes (68’), 6-1 Vasco Oliveira (76’).
Disciplina: Amarelo a Luiz Grando (21’ e 45’), Arnold Issoko (51’). Vermenho por acumulação a Luiz Grando (45’).
Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luís Filipe Coito