Num jogo em que se discutia a liderança da 1.ª Distrital – Série B, o Valeo Nazaré venceu (0-2) com justiça o SL Marinha e passou a liderar a competição. João Vítor e Moisés Manuel foram os marcadores dos golos da equipa de Diogo Botas.
Perante uma excelente assistência no renovado relvado da Ordem, o SL Marinha entrou mais pressionante e desde cedo procurou assumir o jogo. Assim, após boa jogada de Marcos Vareta na direita, João Oliveira deixou a primeira ameaça.
Apesar deste lance, o Valeo Nazaré não se intimidou e mostrou que sabia ao que vinha. Muito organizados defensivamente, logo aos 20′, voltaram a mostrar uma das facetas onde se têm destacado neste campeonato: as bolas paradas. Lance estudado, com a bola a passar por vários jogadores e João Vítor, na pequena área, a inaugurar o marcador.
Enorme balde de água fria no campo da Ordem, mas o pior ainda estava para vir. Aos 23′, e novamente num lance estudado de bola parada, desta vez foi Moisés Manuel que finalizou fácil para o 0-2.
Em desvantagem, o SL Marinha procurou reagir, mas tentava fazer tudo demasiadamente rápido o que facilitava a tarefa defensiva dos visitantes, que mais serenos, controlavam a partida.
A etapa complementar começou na mesma toada. O SL Marinha tinha mais bola, mas pela frente encontrou um Valeo bastante personalizado, que defendia bem e procurava lançar rápidos contra-ataques.
Assim, não foi de estranhar que os lances de maior perigo tenham mesmo pertencido ao Valeo, primeiro com Brian Nsanga a obrigar Tiago Amado a uma defesa complicada e, depois, Carlos André a acertar na barra da baliza do SL Marinha.
Só aos 59′ o SL Marinha conseguiu um lance de muito perigo, com Félix Carvalho a obrigar Marco Cordeiro a uma excelente defesa para canto.
Com os minutos a passarem, o SL Marinha foi procurando o golo quase em desespero e tirando dois ou três bons lances individuais de Leandrito, o Valeo controlou quase sempre a partida e conseguiu assim três importante pontos.
Excelente arbitragem de Paulo Ferrás, sem qualquer influência no marcador.|

SL Marinha 0
Tiago Amado, Jorge Pastilhas, Gonçalo Dias, Diogo Freitas, Luís Pedro, Petita (c), Marcos Vareta, Derick, João Oliveira (Félix Carvalho, 35′), João Rolo (Leandrito, int.), Nuno Santos (Martim Constâncio, 70′).
Não jogaram: Zé Freitas, João Gomes, Gonçalo Coelho, Ezequiel.
Treinador: José Carlos.

Valeo Nazaré 2
Marco Cordeiro, João Vítor (c), Carlos Smith, Carlos André (Leonardo Mendes, 74′), Tiago Isidro (Samuel Peixe, 44′), Cláudio David, Renato Campos, Bruno Esteves (Vasco Martins, 81′), James Gachago (Diogo Codinha, 74′), Brian Nsang, Moisés Manuel.
Não jogaram: Elias Lima, Ricardo Caldas, Vasco Martins, Raul Drukpa.
Treinador: Diogo Botas.

Campo da Ordem, Marinha Grande
Árbitro: Paulo Ferrás.
Espetadores: 200. Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 João Vítor (20′), 0-2 Moisés Manuel (23′).
Disciplina: Amarelo a Cláudio David (15′), Derick (45′), Diogo Codinha (90′).

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria