A perder por 2-0 ao intervalo, a UD Leiria operou uma tremenda reviravolta no campo da Portela e venceu o Marinhense por 2-3, garantindo a manutenção na 1.ª divisão nacional de iniciados. Apesar da dura derrota averbada, a equipa da Marinha Grande só depende de si própria para garantir o mesmo objetivo.
O Marinhense entrou melhor na partida e marcou cedo. Assim, na sequência de um livre batido na meia esquerda por David Gomes na direção da baliza adversária, Guilherme Silva não agarrou o esférico e Martim Alves, oportuno, rematou para o fundo da baliza leiriense.
A UD Leiria reagiu ao golo sofrido com um remate intencional de Martim Belo intercetado por Tomás Figueiredo e com uma bola na barra, na transformação de um pontapé livre batido por Martim Carvalho.
Com melhor eficácia nesta fase do encontro, a turma de David Salgado ampliou o resultado através da marcação de um livre surpreendente, batido perto da linha do meio campo, com o qual David Gomes encaixou a bola entre a barra e o guarda-redes leiriense.
Até ao intervalo, os forasteiros foram os mais ofensivos enquanto os vidreiros, agora a jogar na defensiva, partiam com perigo para o contra-ataque. Referências apenas para o remate perigoso de Santiago Almeida e para um toque subtil de Francisco Salgado, dentro da pequena área, que quase enganou Guilherme Silva.
Sem nada a perder, a UD Leiria voltou para o segundo tempo mais agressivo, usou a velocidade dos extremos e ganhou a maioria dos ressaltos no miolo do terreno. Com esta atitude, conseguiu a reviravolta.
Primeiro marcou Rodrigo Lopes, com um pontapé longo, do meio do meio campo. Depois, Francisco Ribeiro empatou a partida através da marcação de um livre direto, irrepreensível, cobrado à entrada da área (2-2).
Finalmente, numa jogada de insistência, Tiago Silveira, na cara do guarda-redes, rematou para o canto inferior esquerdo da baliza marinhense com o qual garantiu a vitória unionista.
O árbitro da partida fez um bom trabalho.|
AC Marinhense 2
Bruno Francisco, Dinis Santo, Tomás Figueiredo, Henrique Bem, Francisco Salgado (Sílvio Salvado. 54’), Martim Luzindro, Tomás Ribeiro (David Dinis. 47’), David Gomes, Martim Sabino, Martim Lobo (Santiago Gomes. 68’), Martim Alves (Rodrigo Lopes. 68’). Não jogaram: Martim Sá, Sérgio Cunha.
Treinador: David Salgado.
UD Leiria 3
Guilherme Silva, Daniel Barbosa (Salvador Silva, 40’), Guilherme Capeta, Rodrigo Lopes, Francisco Ribeiro, Martim Carvalho, Santiago Almeida, Tiago Silveira, Martim Belo (Paulo Simão, 31’), Frederico Cabral (Guilherme Relvas, 37’), Rafael Silva (Sidney Trindade, 76’). Não jogaram: Mateus Eusébio, Flávio Izata, João Ferreira, Gabriel Agostinho.
Treinador: Davide Figueiredo.
Campo da Portela, Marinha Grande
Árbitro: Pedro Faceira (AF Vila Real). Assistentes: João Balsa e José Barros.
Ao intervalo: 2-0. Espetadores: 200.
Golos: 1-0 Martim Alves (6’), 2-0 David Gomes (17’), 2-1 Rodrigo Lopes (44’), 2-2 Francisco Ribeiro (64’), 2-3 Tiago Silveira (71’).
Disciplina: Amarelo a Tomás Figueiredo (61’); Tiago Silveira (71’); Martim Belo (71’): Paulo Simão (77’).
Texto e foto: Paulo Rodrigues – Diário de Leiria