Apesar de já conhecerem o seu futuro à partida para esta última jornada, Fontinhas e Caldas SC deram um belo espetáculo, num encontro que terminou com a derrota dos caldenses por 3-2.
O jogo começou sem grandes motivos de interesse até que aconteceu um lance insólito que costuma passar na televisão: Luís Farinha atrasou a bola para o seu guardião, mas Wilson Soares recebeu mal a bola, deixando-a escapar para o fundo da baliza. Estava aberto o marcador para o Fontinhas.
Quatro minutos depois os açorianos voltaram a fazer baloiçar as redes com uma ‘arma’ que acabaria ditar a definição do vencedor: as bolas paradas. Na sequência de um livre lateral batido para a boca da baliza, apareceu Breno Freitas de desviar de cabeça para o 2-0.
A resposta caldense foi imediata quando João Rodrigues, mesmo sofrendo carga, conseguiu isolar Tuga que atirar com categoria ao canto da baliza açoriana.
O jogo continuou entretido até que o Caldas beneficiou de um penálti claro sofrido por João Rodrigues, com o próprio a tentar a conversão. Contudo, o avançado viu Leandro Vieira fazer uma grande defesa.
Até ao intervalo, destaque apenas para dois lances em que o Fontinhas ficou perto do golo, mas Luís Cacheira e Vítor Miranda não foram felizes na finalização.
Na segunda parte, o Caldas pareceu entrar melhor, mas foi o Fontinhas quem chegou ao golo na sequência de um canto com o desvio feliz de Doukouré.
O Caldas não baixou os braços e João Rodrigues, com um grande remate, proporcionou uma enorme defesa do guardião açoriano para canto.
Depois da ameaça o golo surgiu mesmo com Luís Farinha a receber a bola no peito à entrada da área e a atirar colocado para o 3-2.
Com o resultado em aberto, o Caldas fez tudo para tentar evitar a derrota, mas o Fontinhas defendeu-se bem.|

GD Fontinhas 3
Leandro; Breno (Almeida, 85’), Careca (Cap.), Hircane (João Dias, 59’), Vítor Miranda (Desailly, 66’), Jordanes, Itto Cruz, Cacheira (Bonkat, 85’), Doukouré (Ragner, 59’), Princebell e Rhuan. Não jogaram: Rodolfo, Welves, Motty e Samuel.
Treinador: Alberto Xicota.

Caldas SC 2
Wilson Soares; Yordy Marcelo, Luís Marcelino (Diogo Clemente, 61’), Thomas Militão (c), Luís Farinha, Nuno Januário (Rafael Roque, 77’), Tuga (Gonçalo Chaves, 77’), João Rodrigues, André Simões (Miguel Rebelo, 61’), Leandro Roque e Henrique Henriques (Gonçalo Barreiras, 61’). Não jogaram: Luís Lopes, Paulo Inácio e Tiago Catarino.
Treinador: José Vala.

Estádio João Paulo II, Angra do Heroísmo
Árbitro: Dinis Gorjão. Assistentes: André Botelho e Miguel Martins.
Ao intervalo: 2-1.
Golos: 1-0 Wilson Soares (10’, p.b.), 2-0 Breno (15’), 2-1 Tuga (18’), 3-1 Doukouré (57’), 3-2 Luís Farinha (76’).
Disciplina: Amarelo a Itto Cruz (19’), Breno (35’) e Leandro (35’).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: FPF