Frente a um Ginásio de Alcobaça que contou com Miguel Santos inspirado, o GD Peniche não teve arte nem engenho para conseguir chegar ao golo e o nulo adiou pelo menos por uma semana o título de campeão.
Com o estádio a registar uma assistência poucas vezes vista nos últimos anos, o jogo ainda assim começou num ritmo bastante baixo, com os visitantes a conseguirem travar o poderio ofensivo da equipa de Tiago Vicente que, só aos 28′, criou um lance de perigo, mas o guardião Miguel Santos estava muito atento antecipando-se a Miguel Velosa.
Mais pressionante, o GD Peniche quase marcou perto do intervalo, quando o capitão Paulinho teve um excelente remate com Miguel Santos a defender para canto. No seguimento do mesmo, Miguel Velosa cabeceou com perigo. Pouco depois, foi Tomás Correia que não aproveitou um cruzamento de José Ricardo, e com tudo para marcar, desperdiçou o que poderia ser o golo inaugural.
A etapa complementar começou na mesma toada e, logo aos 49′, e após um corte defeituoso da defesa do Ginásio, a bola chegou a Miguel Velosa que, só com Miguel Santos, rematou para fora. Grande perdida do melhor marcador do campeonato.
Com o GD Peniche cada vez mais a arriscar no ataque, o Ginásio de Alcobaça tentava explorar as transições e foi assim que Rodrigo Seco ganhou espaço, mas acabou por se perder em demasiadas fintas e permitiu o corte de José Ricardo. Pouco depois, foi Wilker Furtado que rematou cruzado, com a bola a sair perto do alvo.
Já perto do final, após uma bola lançada para a área, Miguel Santos falhou a intervenção, mas a defesa do Ginásio conseguiu o corte.
Na compensação, e numa fase em que o jogo estava ‘partido’, o Ginásio podia ter chegado à vitória quando Hércules rematou de muito longe, com a bola a bater com estrondo na barra da baliza penichense.
Excelente arbitragem de Gonçalo Teixeira.|
GD Peniche 0
João Victor, Tiago Ferreira, José Ricardo, Edu, João Damas (Ricardo Lamy, 85′), Bissula (João Mendes, 60′), Zaragoza (João Ramiro, 60′), Tomás Correia, Paulinho (c), Miguel Velosa, Pedro Faustino.
Não jogaram: Nuno Dias, Nuno Diniz, Salvador, Mauro Ferreira.
Treinador: Tiago Vicente.
GC Alcobaça 0
Miguel Santos, Juninho (André Lopes, 75′), João Túlio, Gyovanne Oliveira (Alex Costa, 60′), Kaike, Rodrigo Seco (Wilker Furtado, 65′), Hércules, Telmo Pereira (c), Arlindo Dias, Flávio Pedrosa, João Figueiredo.
Não jogaram: Luís Afonso, Rodrigo Sousa, Tomás Santos, Diogo Rainho.
Treinador: Leandro Santos.
Estádio do GD Peniche
Árbitro: Gonçalo Teixeira.
Assistentes: Nuno Rodrigues e Duarte Gomes.
Disciplina: Amarelo a João Túlio (25′), José Ricardo (70′), Edu (90′).
Texto: Pedro Almeida – Diário de Leiria
Foto: Luís Vieira Cruz