O treinador do GD Peniche assegura que a conquista do título distrital por parte da sua equipa é um prémio “justo” por aquilo que apresentou ao longo da época, tendo a festa sido materializada após o triunfo diante do Bombarralense, no passado domingo, por 0-1.
Para Tiago Vicente, este título é um corolário de um trabalho que começou na época passada, em que o técnico natural da Vieira de Leiria não conseguiu evitar a despromoção do GD Peniche do Campeonato de Portugal, devolvendo agora a formação do Oeste às competições nacionais. O segredo, segundo o técnico, foi “a qualidade seus jogadores”.
“O mérito é todo dos jogadores que souberam manter o foco ao longo da época”, resumiu Tiago Vicente, acrescentando que, apesar das aparentes facilidades na conquista do título ao consegui-lo a três jornadas do fim, a época apresentou vários obstáculos que a equipa soube ultrapassar.
“Tínhamos um plantel reduzido e houve momentos em que tivemos algumas dificuldades, sendo mesmo obrigados a utilizar alguns jogadores ainda juniores. Seja como for, fomos superando as dificuldades e criámos uma onda de vitória”, sublinhou o técnico que diz ter chegado a esta fase com a sensação de “dever cumprido”.
Orgulhoso por a sua equipa ter apresentado um “volume ofensivo muito alto” ao longo da época – ainda para mais com uma média de idades de 23 anos -, Tiago Vicente quer que a equipa mantenha os mesmos níveis de qualidade futebolística até ao final da época quando ainda faltam disputar três jornadas e a final da Taça do Distrito, marcada para o dia 3 de junho, em Leiria, frente ao SC Pombal.
“Temos que ter orgulho em querer fazer cada vez melhor até ao final da época. Temos de respeitar o nome do Peniche e essa é a melhor forma de prepararmos a final da Taça”, vincou.
Em relação à próxima época, Tiago Vicente deverá continuar ao comando da equipa, tendo já reunido com a direção. “Já falámos e há muitas coisas que nos unem, assim como há algumas coisas que nos separam”, disse, admitindo que as conversações estão bem encaminhadas.
Nesse sentido, Tiago Vicente acredita que para competir no Campeonato de Portugal o GD Peniche precisa de receber reforços para evitar nova descida aos campeonatos distritais. “A base da equipa está cá, mas terá que ser reforçada em quantidade e em qualidade porque estamos a falar de uma competição com característica muito diferentes e muito exigente”, concluiu.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: GDP