Numa bonita tarde de sol, com uma boa assistência de público, o Municipal de Alcobaça foi hoje (ontem) palco de um derbie entre o Ginásio de Alcobaça e o Gd “Os Nazarenos”, um grande jogo de futebol partilhado pelas duas equipas, muito disputado do principio até ao apito final com a vitória a sorrir aos azuis por uma bola a zero.

Frente a frente duas equipas com desempenhos diferentes nas 18 jornadas do campeonato distrital da divisão de honra da AF Leiria. A equipa visitante a registar uma notável prestação, a lutar pelos lugares cimeiros,  enquanto a equipa de Alcobaça tem registado altos e baixos que levaram no início da semana ao pedido de demissão do técnico Leandro Santos.
Quanto ao jogo como já anteriormente referimos foi muito bem disputado, com muita entrega, com a bola a circular rápido pelas duas equipas a mostrarem um meio campo forte o que levou um nulo no marcador até ao intervalo, resultado perfeitamente justo.
Na parte complementar era de supor que a equipa da Nazaré entrasse melhor, mostrando outros trunfos, mas tal não aconteceu os azuis “arregaçaram” as mangas e continuaram a disputar o resultado que se alterou ao minuto 50 quando num contra ataque pelo lado direito levou o “irrequieto” Brian (na foto) a cruzar para o coração da área onde Brites na tentativa de retirar a bola de cabeça da zona de perigo acaba por trair o seu guarda redes com um auto golo. Um momento muito festejado nas hostes ginasistas.
A partir daí esperava-se uma forte reação da equipa da Nazaré sobre os alcobacenses mas tal não aconteceu, a bola continuou a ser repartida entre os dois conjuntos com ambas as defesas a superiorizarem-se aos avançados, de um lado Filipa Faria pedia mais pressão sobre a baliza de Allex, já do outro lado a defesa azul serrava fileiras e não abria brechas. Nos últimos 10′ “Os Nazarenos” subiram no terreno, o Ginásio recuou, mas segurou sempre a vantagem, nas poucas vezes que foi chamado a intervir Allex Simões mostrou muita segurança.
Para a história fica a vitória do GCA que teve no comando Kazusa, Miguel Pinheiro e Noel Delgado. Bom trabalho de arbitragem com a ajuda das duas equipas.
Pelo que apuramos na próxima semana a direcção do Ginásio deverá anunciar a nova equipa técnica para levar a equipa até ao final do campeonato.
No próximo domingo haverá novo derby, desta vez concelhio com o Ginásio de Alcobaça a deslocar-se ao reduto da Benedita.

Texto e Foto: Fernando José.