UD LEIRIA 4: Kieszek, Zié Ouattara (Valdir Jr., 69’), Bura, Vasco Oliveira, Pedro Empis, Diogo Amado (Marcos Silva, 52’), Dje
D’avilla, Lucho Vega (Jair Silva, 69’), Jordan van der Gaag , Bryan Róchez e Paul Ayongo (Rashaan Fernandes, 79’).
Não jogaram: João Oliveira, Lystov, Leandro Antunes, Cuca, Valdir, Brenner.
Treinador: Vasco Botelho da Costa.

CF ‘OS BELENENSES’ 2: David Grilo, Tiago Ilori, Duarte Valente, Chima, Pedro Carvalho, Mica, Chapi (Miguel Tavares, 67’), Tiago Gonçalves (João Machado, 82’), Xavi (Danny, 82’), Ricardo Matos (Fábio Luís, 67’) e Chaby (Moha Keita, 53’).
Não jogaram: Guilherme, Sambú, Attard e Maxuel.
Treinador:Vasco Faísca.

Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Árbitro: Diogo Rosa (AF Beja).
Espetadores: 4.863.
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1, Chapi (7’); 0-2, Mica (47’); 1-2, Paul Ayongo (57’); 2-2, David Grilo (81’, p.b.); 3-2, Pedro Empis (89’); 4-2, Rashaan Fernandes (90+3’).
Disciplina:Cartão amarelo para Paul Ayongo (28), David Grilo (75), Danny (83), Duarte Valente (88) e Jair Silva (90+8’).

Liga 2 Foi preciso estar a perder por 0-2 para a UD Leiria dar um ar da sua graça perante os seus adeptos, conseguindo, então, uma remontada histórica.

Quatro golos na segunda parte permitiram à UD Leiria vencer no sábado o Belenenses por 4-2, em jogo da 22.ª jornada. Os leirienses estiveram a perder por 2-0 mas deram a volta no último terço, conseguindo a primeira vitória de 2024. Mais complicada ficou a situação do Belenenses, que continua na última posição.
A UD Leiria começou ambiciosa, mas logo o Belenenses refreou os ânimos locais: aos sete minutos, Chapi fugiu pela direita, serviu Xavi para um remate que não chegou à baliza, mas que permitiu a recarga vitoriosa do mesmo Chapi, perante a passividade do defesa Vasco Oliveira.
Sem o habitual sistema de três centrais, os leirienses podiam ter empatado aos 18 minutos, numa grande penalidade que Zié Ouattara atirou à barra. Muito dependente de Jordan van der Gaag, a equipa da casa quase igualou num canto direto do neerlandês, aos 29 minutos, e depois num desvio de Róchez, aos 45.
Mas foi o Belenenses que chegou mesmo ao 2-0 logo após o descanso, num bom trabalho de Mica, que concluiu com remate cruzado de pé esquerdo, aos 47. Abalada, a equipa de Vasco Botelho da Costa despertou com a entrada de Marcos Silva que, aos 57, lançou Jordan van der Gaag para a assistência que permitiu o 2-1 a Paul Ayongo. O Belenenses tentou segurar aquela que poderia ser a segunda vitória fora de casa da época, mas a UD Leiria lançou-se para a frente na última meia hora – e teve sucesso.
Aos 81, um remate de longe de Vasco Oliveira levou a bola ao poste e a bater nas costas do guarda-redes David Grilo, entrando na baliza para o autogolo que deu o 2-2. Nos últimos minutos, num dos muitos cruzamentos dos leirienses para a área contrária, os ‘azuis’ não conseguiram afastar o perigo e Pedro Empis encheu o pé para o 3-2. Já nos descontos, o estreante
Rashaan Fernandes escapou pela esquerda, tirou Tiago Ilori da frente e fez o 4-2 para a UD Leiria, num remate cruzado que fechou a contagem.
Com este resultado, os leirienses ‘respiram’ melhor na tabela classificativa e afastam os fantasmas de uma crise de resultados e de exibições que já pairavam sob o castelo.|

Diário de Leiria