Os sócios da UD Leiria vão poder decidir se querem trocar de emblema e já há três propostas em cima da mesa. A opinião dos sócios será ouvida numa assembleia-geral extraordinária a realizar hoje, numa reunião que terá como pontos em discussão a “alteração do artigo 5º dos Estatutos (símbolos do clube)” e “a votação da proposta de alteração do emblema do clube”.
O anúncio da intenção de mudança de emblema foi feito na última assembleia-geral do clube, realizada em 29 de maio, onde foram apresentadas três propostas por parte da UD Leiria SAD que podem agora ser consultadas exclusivamente pelos sócios, na sede da UD Leiria ou na Porta 10 do Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
Ao Diário de Leiria, a UD Leiria SAD aponta as principais razões para efetivar a mudança, nomeadamente “atrair uma crescente base de fãs internacionais, ter maior presença digital, acompanhar tendências de design mais abrangentes, sinalizar uma nova era, aumentar a atratividade da marca (por exemplo nas roupas e merchandising) e até homenagear os designs anteriores”.
Num documento mostrado aos sócios, é referido que “feito com sensibilidade e profundo respeito pela história e pela base de sócios e adeptos do clube”, uma reformulação da marca “pode dar uma nova vida a um clube, dando-lhe uma sensação nova e contemporânea que ressoa nas novas gerações de adeptos”.
Recorde-se que o símbolo da UD Leiria num sofreu alterações profundas desde a fundação do clube em 1966, tendo os responsáveis da SAD dado o exemplo de diversos clubes desportos nacionais e internacionais que ao longo da sua história foram ‘modernizando’ os seus emblemas.
Apesar das explicações dadas na assembleia-geral de 29 de maio, a alteração do emblema só pode ser feita se houver igualmente uma alteração dos estatutos no que diz respeito aos símbolos do clube, já que os mesmos garantem que “as sociedades desportivas e secções promovidas pelo clube devem adotar o símbolo, bandeira e equipamento” designados nos estatutos, nomeadamente ter “o formato de escudo francês” ou “o castelo encimado pelas letras UDL”, entre outros pormenores.
Nesse sentido, a UD Leiria anunciou a convocação de uma assembleia-geral extraordinária para mudar os estatutos do clube que permitam então a votação para a alteração do emblema, sendo que essa alteração dos estatutos só será aprovada “com a maioria qualificada de, pelo menos, três quartos dos votos dos associados presentes”.
Cabe agora aos sócios da UD Leiria tomar uma decisão em relação a esta matéria numa assembleia-geral extraordinária a realizar hoje, pelas 20h30, na Porta 10 do Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
José Roque – Diário de Leiria