O SC Pombal não resistiu ao maior poderio do Sporting, tendo perdido por 0-4 num jogo em que os leões de Alcochete só conseguiram marcar a diferença na segunda parte, altura em que marcaram os quatro golos.

O jogo esteve muito repartido no início, mas foi o Sporting que criou a primeira oportunidade de perigo por Tiago Rodrigues com um remate fora de área em que Rui Ferreira defendeu fácil.
No minuto seguinte, Francisco Oliveira rematou já dentro de área com a bola a ir à trave da baliza do Pombal. Na resposta, foi a vez do Pombal criar perigo com André a rematar à malha lateral.

Aos 16 minutos, aconteceu o momento grande da primeira parte, em que o avançado do Sporting cabeceou após um cruzamento da esquerda, mas Rui Ferreira fez uma enorme defesa em cima da linha de golo.

A partir daqui, o Sporting assumiu o jogo, mas a defesa do Pombal não cedia espaços, evitando sempre males maiores. Contudo, a equipa de Ricardo Pateiro sentia dificuldades em sair para o contra-ataque.

Depois de uma primeira parte sem golos, dando mérito à organização defensiva dos pombalenses, tudo se alterou no segundo tempo. O Sporting, muito insatisfeito por não conseguir desmontar a defesa do Pombal, fez duas alterações ao intervalo ao lançar dois jogadores para o ataque demonstrando querer resolver a partida.

E assim foi. Logo aos 43 minutos, Tiago Rodrigues, após um passe preciso para a área, ficou isolado, tirando o guarda-redes do caminho para rematar a bola para o fundo das redes.

Pouco depois, o Sporting voltou a semear o pânico na baliza contrária quando Paulo Rodrigues rematou em arco com a bola a bater na trave. De seguida, Tiago Rodrigues rematou dentro da área com Rui Ferreira a impedir o tento da equipa de Lisboa.

Contudo, o golo acabou mesmo por surgir numa altura que os jogadores de Pombal já acusavam algum cansaço. Ivo Cláudio, com um remate de fora de área, fez o 0-2.

O Sporting continuou a somar oportunidades de golo. Primeiro foi Bernardo Sousa que rematou, de livre directo, ligeiramente por cima e o mesmo jogador, pouco depois, voltou a tentar a sua sorte, com Rui Ferreira a fazer uma defesa monumental. Depois das ameaças, Bernardo chegou mesmo ao golo através da marcação de um livre directo.

Com o jogo a caminhar para o final, João Costa fez o quarto golo da equipa visitante na sequência de um canto.

O SC Pombal ainda tentou dar um ar da sua graça em cima do apito final com André a fazer um remate de longe com a bola a passar perto do poste esquerdo.

A equipa de arbitragem teve uma actuação positiva num jogo fácil. |

SC Pombal 0
Rui Ferreira, Daniel Alves, Afonso Pontes (Rodrigo, 23′), João Lopes, Nuno, Duarte Gonçalves, Alexandre Salgueiro, Diogo (Rodolfo, 45′), Gonçalo Pereira (Edgar Martins, 65′), Vasco Cruz, André Jorge. Não jogaram: José Moital, Edgar Santos.
Treinador: Ricardo Pateiro.

Sporting CP 4
João Bacalhau, Rodrigo Vaza, Dinis Ieseanu, João Costa, Ivo Cláudio, Bavikson Biai, Diogo Brás (Babacar Fati, int.), Diogo Carvalha (Paulo Rodrigues, int.), Tiago Rodrigues, Bernardo Sousa, Francisco Oliveira (Rivaldo Semedo, 62′). Não jogaram: Tiago Simões, David Moreira, João Goulart, Vicente Mateus.
Treinador: João Couto.

Campo dr. Armindo Carolino, Flandes
Árbitro: Paulo Raposo. Auxiliares: Manuel Mendes e André Clemente.
Espectadores: 200. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Tiago Rodrigues (43’), 0-2 Ivo Cláudio (59’), 0-3 Bernardo Sousa (71’), 0-4 João Costa (73’).
Disciplina: Amarelo a Diogo Brás (15′), Rodolfo (70′).

Texto: Eduardo Pereira – Diário de Leiria