O SC Pombal somou nova derrota caseira (1-2), frente ao Tondela, depois de ter estado a vencer num jogo que ficou marcado por uma arbitragem polémica.

A estratégia montada por Márcio Rocha para esta partida passava por entregar ao adversário a iniciativa de jogo e defender com um bloco mais baixo e linhas mais juntas partindo em transições rápidas e venenosas. E logo ao minuto 10 chegou ao golo por Rafa, a aproveitar uma bola defendida para a frente por Joel, a remate de Chico.

Apanhado de surpresa o Tondela tentou construir, mas a bem organizada linha defensiva do Pombal foi chegando para as encomendas e, na frente, Chico e Rafa criavam dores de cabeça aos defensores tondelenses. Novamente numa transição ofensiva, Rafa voltou a marcar, contudo o juiz da partida anulou o golo sem que se perceber a verdadeira razão, quando o seu auxiliar já se encaminhava para a linha intermédia.

O Tondela, com mais posse de bola, sentia dificuldade em aproximar-se da baliza caseira, mas à meia hora de jogo Paulo Rafael, na recepção de um passe, deixou a bola ressaltar no braço, com o árbitro a apontar para a marca dos 11 metros. Na transformação do castigo, Duarte defendeu o remate de Pipo.

A fechar a primeira parte João Fortes fez a igualdade, num lance em que a equipa da casa ficou a reclamar fora-de-jogo.

A segunda metade começou com o Pombal mais ofensivo e a ocupar o meio-campo tondelense. Numa tentativa de corte Varela saltou de braços no ar e cabeceou contra o próprio braço, mas desta feita, o árbitro nada assinalou, o que motivou fortes protestos dos leões. Contra a corrente do jogo seria o Tondela a adiantar-se no marcador por Tomás.

Na jogada seguinte, nova mão dentro da área do Tondela, mas o árbitro mandou jogar, originando novos protestos. Como não há duas sem três, Xikinho, quando se preparava para rematar dentro de área foi rasteirado, numa nova grande penalidade por assinalar, culminando uma arbitragem negativa e com influência directa no resultado.|

SC Pombal 1
Duarte, Alex, Leo (c), Cardoso, Paulo Rafael, Luís Carlos, Gomes, Rodrigo Mendes (Figo, 80’), Nuno Paulo (Tiago Ferreira, 53’), Rafa, Chico (Xikinho, 53’). Não jogaram: Luís Rodrigues, Marcos, Gabi, Eddy.
Treinador: Márcio Rocha.

CD Tondela 2
Joel, Jorge, Abdu (c), Bernardo, Cláudio (Varela, 25’) (Pedro Silva, 87’), Mário, Caiado, Pedro Marado, Tomás, João Fortes, Pipo (Márcio, 80’). Não jogaram: Reis, Xico Leão, Nuno Laró.
Treinador: José Pipo.

Campo Dr. Armindo Lopes Carolino, em Pombal
Árbitro: Tiago Neves (Madeira).
Espectadores: 250. Ao intervalo: 1-1.
Golos: 1-0 Rafa (10’), 1 – 1 João Fortes (44’), 1-2 Tomás (62’).
Disciplina: Amarelo a Paulo Rafael (29’), Rodrigo Mendes (58’), Tomás (62’), Leo (71’), Pipo (78’), Xikinho (80’) e Figo (90+2′).

Texto: Carlos Pinheiro – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita