Na tarde do último sábado a UD Leiria recebeu e bateu a Académica (4-2) no dérbi da região centro, num resultado que premeia a eficácia dos leirienses em todos os aspectos.
A partida começou com equilíbrio e muita disputa na zona do meio-campo e só perto da meia hora de jogo é que surgiram as oportunidades e ambas para a Académica, com Daniel Costa e Luís Rodrigues a rematarem muito perto do alvo.
No entanto foi o conjunto da casa a chegar à vantagem num remate cruzado de Nicky, sobre o lado esquerdo do ataque, após uma brilhante jogada do melhor em campo, Ilyas Alilou. Pouco depois, mais uma jogada de belo efeito de Ilyas Alilou, com a ajuda de Alex Oliveira, permitiu duas grandes paradas a Pedro Francisco e que acabou por resultar no penalti que deu o 2-0, convertido por Pedro Rafael.
Em cima do intervalo, o conjunto de Coimbra conseguiu reduzir num potente remate de ressaca de Luís Rodrigues.
Ainda antes do fecho do primeiro tempo os homens de Tiago Vicente podiam ter aumentado, na sequência de um canto, mas a cabeçada de Pedro Rafael tirou tinta à trave.
A UD Leiria entrou na etapa complementar a todo o gás e, em menos de 10 minutos, fez dois golos e praticamente sentenciou a partida.
O 3-1 foi da autoria de Nicky, um golo em tudo parecido com o primeiro, enquanto o 4-1 surgiu de um canto em que Bruno Eduardo saltou mais alto que toda a gente e cabeceou colocado, não dando qualquer hipótese a Pedro Francisco.
A Académica tentou responder e quase conseguiu reduzir, quando uma excelente combinação na zona do meio-campo permitiu a Gonçalo Gomes um espectacular remate de primeira, ainda fora da área, que explodiu com violência no poste.
Ainda assim, o segundo golo dos visitantes surgiu já em tempo de compensação, por Daniel Costa, na transformação de uma grande penalidade.
Boa arbitragem do trio de Santarém.|

UD Leiria 4
Dário Caetano; Tomás Costa, Celso Vieira, Pedro Rafael, Mamadu Diallo; Tiago Claro (c) (Alex Oliveira, 18’) (André Carvalho, 87’), Tomás Piedade, Sidico (João Duarte, 78’); Ilyas Alilou, Nicky, Bruno Eduardo.
Não jogaram: Francisco Vieira, Rafael Baião, China, Tomás Dionísio.
Treinador: Tiago Vicente.

Académica 2
Pedro Francisco; André Santos (Tiago Veiga, 55’), Zé Maria (c), Rodrigo Coutinho, Pedro Rodrigues; Pedro Teixeira (Gonçalo Gomes, 60’), Vasco Martins, Luís Rodrigues; Simão Franco (Samuel Martins, 64’), Pedro Pinto, Daniel Costa.
Não jogaram: Dhiego Bento, João Falcão, Mariano Baptista, Joel Silva.
Treinador: Miguel Carvalho.

Campo da Mata, Santa Eufémia
Árbitro: Rui Mendes (AF Santarém).
Assistentes: Afonso Silveira e Adriano Sousa.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 2-1.
Golos: 1-0 Nicky (36’), 2-0 Pedro Rafael (41’, p.), 2-1 Luís Rodrigues (45’), 3-1 Nicky (51’), 4-1 Bruno Eduardo (54’), 4-2 Daniel Costa (90+5’, p.).
Disciplina: Amarelo a Rodrigo Coutinho (84’).

Texto e foto: Tiago Santos – Diário de Leiria