Um grupo de adeptos da UD Leiria – de vários quadrantes da sociedade – uniram esforços para ‘minimizar’ os problemas do emblema do Lis que, como é público, atravessa um período financeiramente ‘delicado’. Nesse sentido, o grupo de adeptos fez uma ‘recolha’ de dinheiro nos últimos dias e procedeu ao pagamento, na terça-feira, de um dos três meses de ordenados em atraso aos jogadores do plantel unionista.
O objectivo, numa primeira fase, é ‘estancar a sangria’, ou seja, minimizar o descontentamento dos jogadores e até mesmo o abandono precoce dos mesmos, como tem acontecido a conta-gotas ao longo da temporada, contando-se os casos de Tomás Silva (Loures), João Gomes, Vlad, Kiko (Camacha), Bruno Cepeda (GRAP), Naikoro Bakaramoko (Tirsense) e Danny Choi (Beira-Mar). No total, são sete os jogadores que começaram a época e já abandonaram o ‘barco’, o mesmo acontecendo com o director desportivo Yago Fernandez, que saiu no final de 2019.
Exemplo da ‘razia’ de soluções que o técnico Filipe Cândido está a sofrer viu-se no jogo do passado sábado, frente ao Beira-Mar, quando a UD Leiria apresentou na ficha de jogo apenas cinco jogadores no banco de suplentes em vez dos habituais sete, com destaque ainda para a estreia a titular do ex-júnior Alex Oliveira e a segunda aparição no campeonato de Anilton Júnior, de 39 anos.

Apagar má imagem para atrair investidores
Na memória das pessoas está ainda o dia 15 de Dezembro, data em que a UD Leiria recebeu o Torreense, e os jogadores, em forma de protesto, ficaram parados e abraçados no início do jogo, isto perante as câmaras de televisão que transmitiam em directo a partida, num acto que teve repercussão a nível nacional.
Precisamente para contrariar essa imagem negativa que se tem vindo a construir em redor da UD Leiria, – em que até o próprio Sindicato dos Jogadores teve de ser chamado a intervir -, um grupo de adeptos unionistas vai reunir hoje para tentar encontrar uma ‘luz ao fundo do túnel’.
“Queremos ajudar a encontrar uma solução e, nesse sentido, vamos unir esforços para podermos encontrar um investidor que tenha capacidade de ajudar a UD Leiria”, referiu fonte próxima do processo, que preferiu manter-se no anonimato.
O Diário de Leiria sabe ainda que o actual presidente do clube, Nuno Cardoso, é uma das pessoas que está disposta a ajudar a encontrar consensos e soluções, sendo expectável a sua presença na reunião.
Relativamente ao presidente da SAD unionista, Alexander Tosltikov tem estado ‘ausente’ dos trabalhos do plantel, tendo regressado no início da semana a Leiria, mas segundo o que o Diário de Leiria conseguiu apurar, o dirigente russo está igualmente interessado em ‘passar a pasta’ – a presidência da SAD a outra pessoa, leia-se – tendo em conta que acredita já não ter condições para continuar o seu projecto desportivo na cidade do Lis.
Numa entrevista dada recentemente ao Jornal de Leiria, Alexander Tolstikov avançou mesmo que havia investidores interessados em adquirir os 60% da SAD da UD Leiria na posse da DS Investment LLP, empresa detida pelo grupo russo D-Sports, liderada por Alexander Tolsktikov, adiantando até que o acordo entre as partes envolvidas seria conseguido ainda antes do final de ano de 2019, mas a verdade é que o tempo foi passando e até ver ainda não houve ‘fumo branco’.|

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito