A UD Leiria voltou a desiludir perante os seus (poucos) adeptos ao perder contra o Sertanense, naquele que foi o jogo de abertura da segunda fase de manutenção. O plantel leiriense sofreu várias alterações nas últimas semanas com várias entradas e saídas, mas os problemas crónicos da equipa parecem inalteráveis.

Começou melhor a UD Leiria a criar alguns problemas ao último reduto da Sertã, mas Diego Zilio, em excelente posição para fazer o golo, atirou frouxo para as mãos de Gustavo. Do outro lado, a resposta do Sertanense foi dada com eficácia máxima com Ricardo Barros a ganhar um ressalto já dentro da área e a rematar cruzado para o golo inaugural da partida.

Pouco depois, o Sertanense podia ter aumentado a vantagem, aproveitando um passe defeituoso de Nelson Sousa com Ricardo Barros a rematar à entrada da área com a bola a embater com estrondo no poste direito da baliza de Pavel. Numa primeira parte jogada a bom ritmo, a UD Leiria respondeu através de um lance bem elaborado, mas ao cruzamento de André Perre, tanto Seidi como Hélio Vaz falharam o desvio à boca da baliza.

Com o jogo a caminhar para o intervalo, surgiu o caso do jogo quando Leandro cometeu uma infantilidade dentro da área ao tentar proteger a saída de bola, mas fê-lo empurrando Hélio Vaz às margens da lei com o árbitro a apontar para a marca dos 11 metros. Na cobrança, Miguel Fernandes atirou fraco e denunciado para a defesa de Gustavo.

Já perto do descanso, foi André Perre quem tentou a sua sorte num livre à entrada da área, mas Gustavo desviou para canto com uma palmada.

A segunda parte começou na mesma toada com a UD Leiria a criar a primeira situação de perigo num livre directo de André Perre que obrigou Gustavo a uma defesa atenta para canto. Pensava-se que a UD Leiria surgiria na segunda parte com uma atitude transfigurada no sentido de dar a volta ao resultado, mas a equipa foi perdendo fulgor com o passar dos minutos e nem as entradas de Idelino, Chapinha e Alexey conseguiram dinamizar uma equipa amorfa e sem alegria.

O Sertanense, no segundo tempo, actuou de uma forma mais expectante, serrando as suas fileiras no seu meio-campo, tapando todos os caminhos para a sua baliza, pelo que não foi de estranhar que os leirienses não tivessem criado uma clara oportunidade de golo. Até ao apito final, destaque apenas para a expulsão de Zezinho por duplo amarelo, facto que não trouxe nada de significativa à partida num jogo com boa arbitragem do trio lisboeta e com vitória que acaba por se aceitar por parte do Sertanense já que soube ser eficaz para chegar à vantagem, e organizado defensivamente para segurar a vitória.

UD LEIRIA      0
Pavel, Zezinho, Luiz Carlos (c), Nelson Sousa (Alexey, 80′), Miguel Fernandes, André Sousa, André Perre, Zilio (Idelino, int.), Miguel Miguel, Hélio Vaz (Chapinha, 64′), Adul Seidi.
Não jogaram: Vitor Lopes, Cedric, Laranjeiro, Ivan.
Treinador: Jorge Casquilha.

SERTANENSE     1
Gustavo, Ibraiham, Bruno Cardoso, Mauro, Ricardo Carvalho, Ruben Nogueira (Issouf, 77′), Leandro (c), Grou (Fred, 51′), Ricardo Barros, Galvão, Ivan (Zé Miguel, 89′).
Não jogaram: Não jogaram: Luís Pedro, Justino.
Treinador: Sérgio Gaminha.

Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Espectadores: 100.
Árbitro: Miguel Silva (Lisboa).
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 Barros (11′).
Disciplina: Amarelo a Zezinho (23′ e 81′), Idelino (48′), Bruno Cardoso (72′), André Perre (74′).

Texto: José Roque – Diário de Leiria
Foto: Luis Filipe Coito