O GD Peniche continua a subir na tabela ao conseguir a terceira vitória consecutiva no campeonato, desta feita no terreno no Crato, num jogo em que o único golo da partida surgiu no último minuto do período de compensação. Com este resultado, o GD Peniche ganha asas para poder lutar por uma vaga na fase de subida.

Começou melhor a equipa da casa, com Luís Dias a assistir Tiago Espírito Santo que tirou um homem da frente e rematou perto do alvo.

O Peniche conseguiu equilibrar a partida e foi Alexey quem criou a primeira situação de perigo após jogada individual em que ultrapassou alguns adversários e rematou colocado para boa defesa de Luís Romão.

Pouco depois, João Miguel cruzou rasteiro para Matt desviar, fazendo a bola sair a centímetros do poste.

Já em inferioridade numérica por expulsão de Luís Pinto, o treinador Pedro Solá optou por abdicar da posse de bola e lançar contra-ataques venenosos, e num desses lances Matt atirou muito perto da baliza de Luís Romão.

A segunda metade começou com o recém-entrado Rixa a estar muito perto do golo por duas vezes. Na primeira, o remate saiu à malha lateral e, na segunda, saiu ao poste.

O jogo continuou aberto até que, na sequência de um canto (71′), o Crato esteve perto do golo quando Tiago Figueiredo, num remate de ressaca, viu a bola ficar em cima da linha de baliza, e quando se preparava para confirmar o Luís Felipe, surgiu Sérgio Nobre com uma defesa muito corajosa a salvar o Peniche.

A dois minutos do fim, o Crato viu dois remates seguidos, por Rixa e Cristiano, serem tirados em cima da linha de golo por Diogo Bento e João Miguel.

Foi na última jogada da partida que o marcador sofreu alterações, num lance de insistência do Peniche em que a bola sobrou para a entrada da área onde apareceu João Vítor que, de primeira, fez um golo fantástico.

O árbitro Rui Mendes de uma forma geral, esteve bem. Porém, foi exagerado o cartão vermelho directo mostrado a Luís Pinto.

FC Crato     0
Luís Romão, Renato Castelinho (Rhayan, 73′), Rui Carrilho, Rogério Chinita, Igor Cartaxo, Rafael Conchinha (Leitão, 64′), Tiago Figueiredo, Luís Dias (Rixa, int.), Tiago Espírito Santo, Luís Felipe, Cristiano.
Não jogaram: Carlos Manteiga, Gonçalo Tigre, Tiago Vidigal, Faduca.
Treinador: Pedro Canário.

GD Peniche     1
Sérgio Nobre, Diogo Bento, João Miguel, Ricardo Cardoso, Marco Ramos, Marco Pidocha (c), Luís Pinto, Amar Boissy (Ion Cararus, 80’), Paulinho, Alexey (Motinha, 46’) João Vítor (68′), Matt.
Não jogaram: Mendonça, Valdir, Marco Duarte, Sancheira.
Treinador: Pedro Solá.

Estádio Municipal do Crato
Árbitro: Rui Mendes (Santarém).
Espectadores: 100. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 João Vítor (90+3’).
Disciplina: Amarelo a Paulinho (39’), Luís Dias (45’), Tiago Figueiredo (45+3’), Rafael Conchinha (59’). Vermelho directo a Luís Pinto (30’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria