O SC Pombal deslocou-se a Tondela com a possibilidade de se aproximar dos lugares da frente, mas a ineficácia e algum azar à mistura – duas bolas na barra – impediram a conquista de pontos.

A partida começou com o SC Pombal ao ataque, dando indicações claras ao adversário dos seus objectivos. Assim, a primeira oportunidade surgiu quando Tiago Ferreira, do lado esquerdo, rematou em jeito e levou a bola a embater na barra. Guedes, na recarga, fez a bola rasar o poste direito da baliza do Tondela.

Apostado no ataque, o Pombal apresentou um futebol mais ofensivo. Desta forma, só após o quarto de hora inicial o CD Tondela criou a sua primeira oportunidade, quando Gil Raposo não conseguiu fazer a intercepção, e Rodrigo Antunes isolou-se, rematando rasteiro com perigo à baliza de Luís Rodrigues.

Depois da ameaça surgiu o golo, num lance em que Bernardo Ribeiro rematou em arco à entrada da área e inaugurou o marcador, contra a corrente de jogo.
Numa partida muito disputada a meio-campo, ainda foi o SC Pombal que, ao fechar a primeira parte, levou o perigo à baliza à guarda de Joel: já dentro da área e com a baliza escancarada, Mesquita rematou de primeira e fez a bola rasar o poste da baliza do Tondela.

Na segunda parte, o SC Pombal voltou a entrar bem no jogo e, apesar do domínio territorial, não conseguiu traduzir o seu ascendente em golos. Nos últimos 15 minutos, Márcio Rocha apostou tudo no ataque e aumentou ainda mais o poder ofensivo da sua equipa, mas o melhor que conseguiu foi fazer a bola embater novamente na barra da baliza do CD Tondela.

Como resposta, o técnico do Tondela reforçou o sector defensivo da sua equipa, mas voltou a marcar ao cair do pano, num remate de Pipo que, bafejado pela sorte, fez a bola enroscar-se devagar na baliza. Já no período de descontos, Bernardo Ribeiro bisou e selou o resultado final.

O árbitro Flávio Miguel esteve a um bom nível.

CD Tondela 3
Joel, Pedro (Leo, 40’), Bernardo Ribeiro, Xano (c), Rodrigo Antunes, Melo, Pipo, Caiado, Cláudio (Jorge, 52’), Fernando Figueiredo, Diogo Almeida (Ricky, 70’).
Não jogaram: Toni, André, Nené, Leonardo.
Treinador: José Pipo.

SC Pombal 0
Luís Rodrigues, João Menezes, Luís Carlos, André Cardoso (c)(Gabi, 66’), Gil Raposo, Xikinho, Miguel Silva, Tiago Ferreira, Guedes (Francisco Simões, 40’), Pedro Rodrigues (Duarte, 38’), Afonso Mesquita.
Não jogaram: Marcos, Alex Sousa, Vieira, Dani Penalva.
Treinador: Márcio Rocha.

Complexo Desportivo de Nandufe, Tondela
Árbitro: Flávio Miguel (Castelo Branco). Auxiliares: Carlos Silva e Nelson Araújo.
Espectadores: 120. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Bernardo Ribeiro (20’), 2-0 Pipo (76′), 3-0 Bernardo Ribeiro (80+3’).
Disciplina: Amarelo a Miguel Silva (26′).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita