Ao receber e vencer em sua casa o penúltimo classificado por expressivos 6-0, o SC Pombal colou-se ao primeiro e segundo classificados, a apenas um ponto de ambos. A duas jornadas do fim, o SC Pombal depende de si próprio para assegurar um lugar na fase final, sendo os próximos jogos contra o Repesenses e o Anadia absolutamente decisivos.

Conscientes da importância do jogo e conhecedores das fragilidades do seu adversário, o técnico do SC Pombal geriu o seu plantel, mas, ainda assim, a história do jogo resume-se à meia dúzia de golos marcados e à outra meia dúzia que ficaram por marcar. A equipa da casa mostrou o habitual empenho e, ao longo do desafio, foi ampliando naturalmente o marcador.

O Oliveira de frades resistiu três minutos até ao primeiro golo dos ‘leões’. Luís Carlos bateu o primeiro canto da partida, Gil levou a bola à barra e Francisco, na recarga, inaugurou o marcador. Depois foi Guedes que, na direita, centrou para a entrada rompante de Duarte para o 0-2.

O terceiro golo nasceu de uma assistência de Francisco para Tiago Ferreira e, ainda no decorrer da primeira parte, foi Tiago Ferreira que retribuiu o golo a Francisco.

O Oliveira de Frades teve a sua única oportunidade quando, num remate do canto esquerdo da área, Luís Carlos salvou em cima da linha de golo.

Na segunda parte, Tiago Ferreira assistiu Guedes para o 5-0 e, já no período de descontos, foi Gabi quem sofreu uma grande penalidade e fechou o resultado através da sua conversão.

Numa partida teoricamente para “cumprir calendário” houve a capacidade de tornar fácil uma tipologia de encontros que, não poucas vezes, se complica para as equipas mais fortes. O SC Pombal cumpriu na generalidade e, não obstante a enorme ambição, o dilatado resultado que se já verificava ao intervalo levou a equipa a abrandar, situação aceite com bom humor e compreensão pelos incondicionais adeptos pombalenses.

Excelente trabalho da equipa de arbitragem.

SC Pombal 6
Luís Rodrigues, Vieira, Luís Carlos, Gil Raposo (c), Daniel Penalva (Mesquita, 40’), Xikinho, Rodrigo Mendes, Guedes (Barros, 59’), Tiago Ferreira (Gabi, 59’), Duarte, Francisco.
Não jogaram: Moital, Cardoso, Pedro Rodrigues, Miguel Silva.
Treinador: Márcio Rocha.

Oliv. Frades 0
Cruz, Fernando, Eduardo (c), Costa, Diogo, Cubelo (João Ferreira, 60’), João Rodrigues, Matos (Nuno, 19’ e Alexandre, 40’), João Pedro, Raul, Filipe.
Não jogaram: Miguel, Pinto, Norberto, Edgar.
Treinador: Artur Robalo.

Campo Dr. Armindo Lopes Carolino, Flandes
Árbitro: Nelson Pereira (Leiria). Auxiliares: Henrique Brites e André Mendes.
Espectadores: 120. Ao intervalo: 4-0.
Golos: 1-0 Francisco (3’), 2-0 Duarte (10’), 3-0 Tiago Ferreira (16’), 4-0 Francisco (37’), 5-0 Guedes (47’), 6-0 Gabi (81’, g.p.).
Disciplina: Amarelo a Tiago Ferreira (24’), Costa (43’), Xikinho (55’), Fernando (56’).

Texto: Paulo Daniel – Diário de Leiria
Foto: António Mesquita