Na tarde de sábado, estiveram frente a frente duas equipas que viviam um dos melhores períodos da temporada, já que tanto GC Alcobaça como o Guiense ainda não tinham perdido em 2016. Se do lado do Ginásio, a equipa registava uma fase de seis jogos sem perder, do lado do Guiense os números eram ainda mais impressionantes, já que foram 14 jogos sem conhecer o sabor da derrota. Mas, como em tudo na vida, há sempre um fim e o ciclo vitorioso por parte da equipa de José Godinho conheceu o seu desfecho com um golo solitário de Tiago Bragança, golo esse que deu o triunfo ao Ginásio e coloca a formação de Filipe Faria a um ponto do líder Marinhense.

O jogo começou com as duas equipas a entregarem-se intensamente ao jogo, mostrando bons pormenores durante cerca de 20 minutos. A partir daí o ritmo baixou um pouco e pior ficou quando a equipa da casa ficou reduzida a 10 elementos por expulsão de Farrruba, o que obrigou o técnico Filipe Faria a alterações no xadrez da sua equipa.

Do outro lado, José Godinho pedia aos seus jogadores para intensificarem a pressão junto da baliza de João Vicente, mas sem grandes resultados até ao intervalo.

Na segunda parte, a equipa de Alcobaça entrou mais forte e, numa incursão pelo lado direito, Alexandre Cruz cruzou para o coração da área onde Bragança, de pé esquerdo, bateu o guardião Sérgio Nobre. Um golo muito festejado nas hostes locais e que criou mais pressão sobre a equipa da Guia que respondeu de pronto, mas a bem organizada defesa local foi segurando a vantagem.

Aos 75 minutos, surgiu a melhor ocasião para o Guiense chegar ao empate quando Canas, na sequência da marcação de um pontapé de canto, elevou-se bem na pequena área, cabeceando por cima da barra.

Já nos minutos finais, o mesmo Canas obrigou João Vicente à defesa da tarde negando o golo quando no banco da equipa da Guia já se levantavam os braços. No final fica para a história a vitória do Ginásio de Alcobaça valorizada pela excelente réplica da equipa do concelho de Pombal.

Trabalho da equipa de arbitragem algo contestado pelo GC Alcobaça, mas sem influência no resultado.

GC Alcobaça 1
João Vicente, Tiago Cerejo, Farruba, Luís Silva, Hugo Meca, Fábio Rosado, Miguel Pinheiro (c), Alexandre Cruz (Rui Rodrigues 70′), Wilson (Yassine, 50′) e Tiago Bragança (Bruno Daniel, 83).
Não jogaram: Rui Oliveira, João Candeias e Rafael Tereso.
Treinador: Filipe Faria.

GD Guiense 0
Sérgio Nobre, Hugo Monteiro, Tarrafa, Rafa Mano, Tó-Zé, Jony (c) (Tiago Grilo, 83′), Félix, Mário João, Dário, Pedro Canas e João Gato.
Não jogaram: Tiago Brites, Pedro Moderno, André Duarte, João Diogo, Fábio e Leiria.
Treinador: José Godinho.

Estádio Municipal de Alcobaça
Árbitro: Paulo Ferrás. Auxiliares: José Oliveira e José Mira.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 Tiago Bragança (60’).
Disciplina: Amarelo a Miguel Pinheiro (20′), Wilson (60′), Jony (73′), Tiago Bragança (75′). Vermelho directo a Farruba (35′). O treinador Filipe Faria recebeu ordem de expulsão (80′).

Texto e foto: Fernando José – Diário de Leiria