O GC Alcobaça foi até Vieira de Leiria vencer por 1-2, aproveitando da melhor maneira o deslize do Marinhense para ascender à liderança na Divisão de Honra.

O jogo começou numa toada morna, com as duas equipas a procurarem jogar no erro do adversário. Ainda assim, o GC Alcobaça foi tendo mais bola, mas sem conseguir traduzir esse domínio em lances de perigo, enquanto a bem organizada defesa do Vieirense, com maior ou menor dificuldade, foi controlando os lances de maior aflição para a sua baliza.

Até que, aos 36′, no seguimento de um cruzamento da esquerda, Alexandre Cruz antecipou-se à defesa do Vieirense e cabeceou à trave da baliza de João Feliciano, com a bola a bater nas costas do desamparada guardião e a anichar-se no fundo das redes.

Em vantagem, o GC Alcobaça continuava por cima no jogo, e perto do intervalo, Fábio Santos considerou que João Feliciano derrubou um adversário dentro da sua área. Na marcação da grande penalidade, Alexandre Cruz fez o 0-2.

Na segunda parte, o Vieirense assumiu uma postura mais ofensiva, e por muito pouco Renato Campos não fez o 1-2. O jogo estava mais dividido e se da parte do Vieirense eram notórias as melhorias e uma outra disposição atacante, já o GC Alcobaça baixava as suas linhas, procurando gerir o resultado e lançar rápidos contra-ataques, onde Yassine e Alexandre Cruz eram sempre setas apontadas à baliza do Vieirense.

Pouco depois, o árbitro considerou mão de Silva dentro da sua área e assinalou o castigo máximo a favor do Vieirense, com Rúben Ari a não desperdiçar, fazendo o 1-2, e relançando o jogo.

Nos últimos minutos, numa altura em que as equipas estavam muito nervosas e a envolverem-se em constantes picardias, o Vieirense tentou de tudo para chegar ao empate, mas procurava fazê-lo depressa demais e algo denunciado, o que facilitava a tarefa da experiente equipa de Alcobaça.

Num jogo difícil, em que os jogadores não facilitaram a tarefa do árbitro, Fábio Santos não esteve isento de erros, ficando dúvidas nas duas grandes penalidades e num outro lance na área do GC Alcobaça. Além disso, na parte final, pactuou em demasia com algum anti-jogo do Ginásio.

ID Vieirense 1
João Feliciano, Júlio Gomes (João Pinto, int.), Bruno Ferreira, Rúben Soares, Luís Féteira, João Matos, Sérgio Letra (c), Bruno Gomes, Rodrigo Marques (Rúben Ari, 56′), João Gomes, Renato Campos (Ricardo Lavos, 65′).
Não jogaram: Miguel Jorge, Cristiano Tavares, Bernardo Giovety, Ricardo Neto.
Treinador: Bruno Ramusga.

GC Alcobaça 2
João Pedro, Serginho, Tiago Cerejo, Silva, André Oliveira, Miguel Pinheiro (c), Fábio Rosado, Hugo Meca, Candeias (Rui Rodrigues, int.), Alexandre Cruz (Telmo Pereira, 90′), Yassine Kalda (BD, 85′).
Não jogaram: Rui Oliveira, Carlos Marques, Miguel Jacinto, Rafa.
Treinador: Filipe Faria.

Estádio Tomé Albano Féteira, em Vieira de Leiria
Árbitro: Fábio Santos. Auxiliares: David Agostinho e Ricardo Morgado.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-2.
Golos: 0-1 Alexandre Cruz (36′), 0-2 Alexandre Cruz (45′, g.p.), 1-2 Rúben Ari (74′, g.p.).
Disciplina: Amarelo a Júlio Gomes (17′), André Oliveira (37′), João Feliciano (45′), João Gomes (55′), Silva (72′), Miguel Pinheiro (80′). Carlos Marques foi expulso do banco de suplentes do Vieirense.

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria