O GD Peniche venceu o FC Crato por 2-1 e continua a sonhar com a manutenção, num jogo em que esteve em desvantagem, mas um ‘bis’ de Diogo Bento nos últimos minutos deu a primeira vitória na fase de manutenção ao conjunto do Oeste.

O FC Crato começou melhor o jogo através de um rematou cruzado de Yuma para defesa de Sérgio Nobre para canto. O Peniche respondeu com duas jogadas de qualidade com Ricardinho a assistir, primeiro Diogo Bento, depois Matt, mas ambos remataram perto do alvo.

Apesar de tudo, os visitantes foram mais afoitos no ataque, criando algumas situações de embaraço para o conjunto da casa. Até ao intervalo, o Peniche tentou reagir com vários cruzamentos perigosos, dois deles de André Fontes e Hélio Vaz que teriam dado o golo de Matt, mas Igor Cartaxo tirou o pão da boca do avançado norte-americano.

No segundo tempo, os papéis inverteram-se e foi o Peniche a dominar quase por completo o seu adversário. Primeiro, Ion Cararus de longe quase fazia golo, com o remate a esbarrar no corpo de Rogério Chinita e quase traía Luís Romão. Depois foi Marco Ramos que, de cabeça, fez a bola tirar tinta do poste.

Contra a corrente do jogo o Crato chegou ao golo, quando Tiago Figueiredo isolou Yuma e este não teve dificuldades em fazer o 0-1. Mesmo assim o Peniche não desistiu e, por duas ocasiões, Hélio Vaz podia ter empatado a partida, mas falhou o alvo.

Sem nada a perder, o treinador Pedro Solá apostou tudo e colocou Diogo Bento a ponta de lança, tendo sido o lateral a resolver a partida com dois golos em dois minutos, ambos em jogadas de insistência, já no interior da área, com Diogo Bento a aproveitar da melhor forma para marcar e dar os três preciosos pontos ao GD Peniche.

Já nos descontos o Peniche desperdiçou o terceiro golo por Matt que, à boca da baliza, atirou por cima.
Arbitragem positiva do trio vindo de Vila Real.

GD Peniche 2
Sérgio Nobre; Paulinho (João Miguel, 66’), Marco Ramos (c), Ricardo Cardoso, Diogo Bento; Ion Cararus (Pidocha, 81’), Luís Pinto, Hélio Vaz (Motinha, 81’); André Fontes, Ricardinho, Matt. Não jogaram: Mendonça, Marinho, Carlos Frederico, Amar Boissy.
Treinador: Pedro Solá.

FC Crato 1
Luís Romão (c); Renato Castelinho, Igor Cartaxo, Rogério Chinita, Zé Paulo; Tiago Figueiredo (Rhayan, 87’), Cristiano, Rixa; João Farto (Luís Dias, 46’), Leitão (Luís Felipe, 58’), Yuma. Não jogaram: Carlos Manteiga, Luís Matela, Rui Carrilho, Tiago Vidigal.
Treinador: Pedro Canário.

Estádio do GD Peniche, Peniche
Árbitro: Filipe Alves (Vila Real). Auxiliares: Ilídio Silva e Ricardo Pinto.
Espectadores: 150. Ao intervalo: 0-0.
Golos: 0-1 Yuma (65’), 1-1 Diogo Bento (82’), 2-1 Diogo Bento (84’).
Disciplina: Amarelo a Hélio Vaz (14’), Leitão (39’), Renato Castelinho (61’), João Miguel (78’), Ion Cararus (79’), Diogo Bento (86’).

Texto e foto: Pedro Sousa – Diário de Leiria