Numa tarde de fortes emoções, o Vieirense recebeu e venceu o AE Óbidos por 4-1, e, beneficiando da derrota do Alvaiázere na Nazaré, garantiu a permanência na Divisão de Honra.

Numa situação delicada na tabela e a não depender exclusivamente dele próprio, o Vieirense entrou no jogo a todo o gás, procurando surpreender o AE Óbidos, com Ricardo Lavos a deixar o primeiro aviso dos anfitriões.

Após a surpresa inicial, o AE Óbidos foi equilibrando a partida, que entrou numa toada mais morna, e com a bola quase sempre longe das balizas. O Óbidos jogava de forma mais tranquila, e, aos 38’, depois de um lance infeliz da defesa do Vieirense, a bola sobrou para João Rodrigues que, com a eficácia que se lhe reconhece, fez o 0-1 para o Óbidos.

A etapa complementar começou praticamente com o golo do Vieirense após um livre em zona frontal em Rafael Tojeira, com um remate indefensável, fez o empate. Na jogada seguinte, o Vieirense deu a volta ao marcador após cruzamento na esquerda em que Ricardo Lavos, com um desvio subtil de cabeça, fez o 2-1 para os da casa.

O Vieirense continuou por cima, e no seguimento de um livre, Ricardo Lavos desviou de cabeça, e fez o 3-1. Com o jogo também numa fase mais quezilenta, o Óbidos parecia algo surpreendido perante o bom recomeço do Vieirense, e tardava em voltar a exibir a serenidade da etapa inicial. Assim, o Vieirense continuou a dominar e, galvanizado pelo resultado e pelo muito apoio dos seus adeptos, foi gerindo o jogo, com a bola sempre longe da sua baliza.

Com os minutos a passarem, houve ainda tempo para Rafael Tojeira, em mais um remate de fora da área, levar muito perigo para a baliza de Rúben. Já perto do apito final, João Pinto, que fez o seu último jogo na carreira, fixou o 4-1 para o Vieirense, encerrando as contas do jogo.

Arbitragem tranquila de Rui Figueiredo.

ID Vieirense 4
João Feliciano, Alexandre Coelho, Bruno Ferreira, Rúben Soares, Renato Campos, Bruno Gomes (Rafael Tojeira, int.), Bernardo Giovety, Luís Féteira (c), Rúben Ari (86′), Ricardo Lavos (Rodrigo Marques, 78′), João Gomes.
Não jogaram: Manuel Féteira, Cristiano Tavares, João Matos, Ricardo Neto.
Treinador: Bruno Ramusga.

AE Óbidos 1
Rúben, Jeffrey Vasquez, Nuno, Rafael Lourenço, Danny, Bruno Santos, João Gaspar (Pestinha, 76′), Pacheco (Marcelo, 80′), João Rodrigues (c), Romeu, André Perdiz (Bernardo, 70′).
Não jogaram: Cristiano, João Duarte, Paulinho, Ricardo.
Treinador: José Vala.

Estádio Tomé Albano Féteira, em Vieira de Leiria
Árbitro: Rui Figueiredo. Auxiliares: Flávio Monteiro e Luís Gaspar.
Espectadores: 220. Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 João Rodrigues (38′), 1-1 Rafael Tojeira (50′), 2-1 Ricardo Lavos (51′), 3-1 Ricardo Lavos (60′), 4-1 João Pinto (88′).
Disciplina: Amarelo a Renato Campos (7′), João Gaspar (15′), Jeffrey Vasquez (43′), Danny (65′), Bernardo Giovety (73′).

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria