A abertura do campeonato nacional de iniciados ditou um dérbi entre a EAS Marinha Grande e a UD Leiria. Apesar das altas expectativas, ainda para mais num jogo histórico que marcava a estreia absoluta de uma equipa da EAS Marinha Grande nos campeonatos nacionais, o jogo não correspondeu em termos qualitativos, terminando com um nulo que se aceita, tendo em conta as poucas ocasiões de golo criadas por ambas as equipas.

Num jogo condicionado por um relvado algo irregular e vento forte, as equipas revelaram ainda alguma falta de entrosamento, característico do início de época.

Com muito público presente na bancada, o jogo começou equilibrado. Ainda assim, a primeira oportunidade de golo pertenceu à UD Leiria quando Alex desmarcou de forma primorosa Xico, mas o avançado, em boa posição, atirou por cima quando podia ter feito muito melhor.

Pouco depois, responderam os ‘leões’ da Marinha Grande numa jogada de contra-ataque em que António Oliveira ficou isolado, mas Afonso impediu o golo inaugural da partida. Na sequência do canto, Pedro Carreira semeou o pânico na área leiriense ao cabecear por cima.

Nesta fase, apesar de um maior domínio territorial da EAS Marinha Grande, o jogo seguia sem grandes motivos de interesse até que, perto do intervalo, Monteiro, num lance individual pelo flanco direito, rematou cruzado com a bola a roçar na barra da baliza leonina.

Na segunda parte, o técnico da UD Leiria mudou de modelo táctico, apostando no 4x3x3, uma estratégia que acabou por ter efeitos, já que os leirienses reapareceram na partida mais dominadores, contudo sem conseguir chegar com perigo junto da área contrária.

Com o jogo a seguir na mesma toada, a monotonia apenas foi desfeita com dois remates de longa distância de Xico, mas as tentativas do avançado unionista ao acertaram no alvo.

Do outro lado, os ‘leões’ tentavam em contra-ataque criar perigo, mas os avançados nunca conseguiram ultrapassar uma defensiva unionista muito concentrada.

Já no período de descontos, a UD Leiria ficou perto da vitória em mais uma jogada individual de Xico, mas o remate do avançado saiu a centímetros do poste.

Arbitragem positiva e sem problemas de Ricardo Carreira.

EAS Marinha Grande 0
Godinho, Diogo Lercas (c), Ruben Costa, Pedro Carreira, Alexandre Gonçalves, Alexandre Ribeiro, Diogo Codinha, Gabriel Martins (Ferrari, 60′) (Gonçalo Costa, 66′), António Oliveira, Rodrigo Nogueira, João Lourenço.
Não jogaram: Camarate, Pedro Gil, Tomás Ribeiro, Tiago, Paulo.
Treinador: Joaquim Trindade.

UD Leiria 0
Afonso, Monteiro, Gouveia, Luisão (c) (Bryan, 67′), Tomás, Miguel (Biscaia, 58′), Gonçalo, Trindade, Alex, Xico, Edu.
Não jogaram: Bernardo, Rafa, Dani, Felizardo, Nuno.
Treinador: José Horta.

Campo n.º 2 do Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Ricardo Carreira (Leiria).
Auxiliares: Henrique Ramos e Pedro Alves.
Espectadores: 250. Ao intervalo: 0-0.
Disciplina: Amarelo a Alex (17′), Ruben Costa (57′), Luisão (65′), Monteiro (68′).

Texto e foto: José Roque – Diário de Leiria