O AC Marinhense venceu o Caldas por 1-0 e assumiu a liderança do campeonato, num jogo em que a vitória podia ter recaído para qualquer um dos lados, sendo a turma vidreira mais eficaz.

Em dérbi distrital, o Caldas SC entrou melhor no jogo e, paulatinamente foi conseguindo impor o seu jogo, obrigando o Marinhense a recuar no terreno. Aproveitando a apatia vidreira, os pelicanos começaram a criar lances de algum perigo, com Gonçalo Veludo a rematar fraco, à malha lateral, quando tinha tudo para marcar.

O Marinhense foi tendo muitas dificuldades em travar o domínio adversário, mas na primeira vez que chegou à área contrária, e num lance aparentemente inofensivo, Filipe aproveitou uma bola dentro da área e fez o 1-0.

O Caldas SC sentiu e de que maneira o golo sofrido, e a partir daqui não voltou mais a ter o domínio que tinha tido até aí. Galvanizado pelo golo, o Marinhense passou a ter mais bola, e o jogo passou a ficar mais repartido.

Na segunda parte, o Caldas SC entrou mais pressionante, mas encontrou pela frente um Marinhense bem organizado defensivamente e a procurar lançar rápidos contra-ataques. Apesar disso, o jogo entrou numa fase mais desinteressante, com muitas perdas de bola de parte a parte, e com o Caldas, apesar de atacar muito, a fazê-lo sempre de uma forma pouco eficaz, o que foi facilitando a tarefa aos homens do Marinhense.

Ainda assim, aos 60′, Gonçalo Veludo teve um bom lance individual, mas acabou por perder muito tempo e permitir a recuperação da defesa da casa. Com o tempo a escoar-se, destaque apenas para um bom lance de Grilo, que levou o perigo junto da baliza de Afonso Botelho.

Boa arbitragem do trio que viajou de Santarém.|

AC Marinhense 1
Afonso, Zé, João Vítor (c), Caçador, Tiago Costa, Ricardo Caldas (Gonçalo Sousa, int.), Pedro Umbelino (Tiago Costa, 60′), Pinto, Grilo, João Guilherme (Leal, 53′), Filipe (João Carlos, int.). Não jogaram: Gonçalo Quinta, Martim Grácio, João Vieira.
Treinador: Bruno Evangelista e Leandro Falé.
Delegado: Jaime.

Caldas SC 0
Afonso Botelho (Luka Félix, int.), Francisco Pereira, Guilherme Martins, Daniel Fruzo, Gonçalo Matias, Gonçalo Veludo (António Brito, 63′), Diogo Silva (Ulisses Magalhães, int.), Daniel Costa, Alexis Branco (Martim, 63′), Bernardo Veludo (c), Daniel Coelho (Miguel Matias, int.). Não jogaram: Tiago Seixas, Thomas Milroy.
Treinador: Luís Lopes.
Adjunto: Luís Martinho
Delegado: António Pereira

Campo da Portela, na Marinha Grande
Árbitro: Gonçalo Freire (Santarém).
Auxiliares: Pedro Freire e Pedro Lopes.
Espectadores: 100. Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 Filipe (24′).
Disciplina: Nada a assinalar.

Texto e foto: Pedro Almeida – Diário de Leiria